Ciro elogia Suplicy, critica PT e evita responder sobre possível aliança

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em Osasco (SP)

Candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes trocou elogios com o candidato ao Senado Eduardo Suplicy (PT) ao sair do debate desta quarta-feira (26) promovido por UOL, Folha e SBT, na sede da emissora, em Osasco. Mesmo assim, Ciro não poupou suas críticas ao PT e evitou responder sobre uma possível aliança com o partido para o segundo turno.

"Minha tropa aqui vota toda em você", disse Ciro ao petista. "A gente vota no Antônio Neto [candidato ao Senado pelo PDT] e no Suplicy".

"Estou ajudando o Haddad, gosto muito dele, mas o acho uma ótima pessoa", respondeu Suplicy, de quem Ciro disse ser um "admirador de longa data".

O pedetista participou do encontro horas após receber alta do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde passou a noite após ser submetido a um procedimento na próstata. Questionado sobre qual seria sua avaliação do debate desta noite, Ciro respondeu: "Hoje foi bom que nós conseguimos dar uma risada".

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

"Fosso de ódio"

Questionado sobre as investidas de Alvaro Dias e Marina Silva contra Haddad ao longo do debate, Ciro afirmou que "infelizmente, eles [o PT] estão procurando isso". "A forma com que a burocracia do PT tem conduzido a coisa acabou criando esse fosso de ódio", disse.

O candidato ainda classificou como "rumores" notícias de que candidaturas consideradas de centro, como as de Alvaro, Marina, Alckmin e Meirelles, estariam se movimentando para uma possível união ainda no primeiro turno.

"Que eu saiba são meros rumores, até porque eu estou em outro lugar".

Ciro evitou responder se negaria um convite do PT para entrar no governo caso os petistas vençam esta eleição. "Como eu vou comandar o governo, eu vou governar com os melhores", disse o pedetista, que durante o debate desta quarta chegou a dizer que, se eleito, pretende governar sem apoio do PT.

O presidenciável também desconversou quando questionado se sua recente passagem pelo hospital atrapalhou o desempenho no debate. Ele apenas voltou a dizer que ainda está com uma sonda por baixo da roupa. Ao longo do encontro, o candidato passou boa parte do tempo sentado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos