Jair Bolsonaro afirma que 'insistem em falácias' contra ele

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Jovem Pan

Em sua primeira manifestação pública após reportagem do jornal "Folha de S.Paulo" da última terça-feira (25) informar que ele teria ameaçado de morte a ex-mulher em 2011, o candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) disse, nesta quarta-feira (26), que "insistem em falácias" contra ele, sem deixar claro, no entanto, a quem se referia. 

"Enquanto insistem em falácias, rótulos e na fixação pela palavra 'ditadura', são mais de 14 milhões de desempregados, cidadãos reféns em suas próprias casas, 60 mil homicídios e 50 mil mulheres estupradas por ano. É disso que o povo quer saber! É urgente! É daqui para frente!", escreveu Bolsonaro nas redes sociais.

Segundo a reportagem da Folha, documentos obtidos pelo jornal mostram que Ana Cristina Valle afirmou ao Itamaraty que foi ameaçada de morte e teve de deixar o país com destino à Noruega.

"A senhora Ana Cristina Siqueira Valle disse ter deixado o Brasil há dois anos [em 2009] 'por ter sido ameaçada de morte' pelo pai do menor [Bolsonaro]. Aduziu ela que tal acusação poderia motivar pedido de asilo político neste país [Noruega]", diz um telegrama do Itamaray divulgado pela reportagem do jornal.

Bolsonaro teria mobilizado a pasta, como deputado federal, para que o órgão intercedesse em seu favor depois que Ana Cristina viajou para a Noruega com o filho do casal, segundo a matéria da Folha.

Procurado por meio de sua assessoria, Bolsonaro não se pronunciou. Ele está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, se recuperando de um atentado a faca sofrido em Juiz de Fora (MG) no último dia 6.

Também na terça-feira, Ana Cristina fez um vídeo em que nega as ameaças e afirmou estar indignada com a matéria do jornal. "Ele não tem essa índole para poder fazer tal coisa. Bom pai, bom ex-marido, foi um bom marido também", disse.

Ex-servidora da Câmara Municipal de Resende (RJ), Ana atualmente usa o sobrenome "Bolsonaro" e é candidata a deputada federal pelo Podemos.

Cerca de uma hora depois do primeiro texto, Bolsonaro voltou às redes sociais e escreveu: "Queremos resgatar os valores perdidos há muito e retirar o Brasil da lama de violência e corrupção que o colocaram! Nosso país não aguenta mais 4 anos do que nos governa há décadas! Vamos dar o primeiro passo para resgatar nossa pátria!".

No início da tarde, Bolsonaro voltou a usar as redes sociais e dizer que muitos estão "incomodados" pelo apoio que sua candidatura recebe.

Líder nas intenções de voto

Com 28% das intenções de voto, Bolsonaro é o líder da pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (24). Fernando Haddad (PT) está isolado em segundo lugar, com 22%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Em hipótese de segundo turno, a pesquisa apontou que Bolsonaro perderia para Haddad, Ciro Gomes (PDT) e Geraldo Alckmin (PSDB). Ele estaria em empate técnico com Marina Silva (Rede).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos