"Se puder governar sem o PT, eu prefiro", diz Ciro em debate UOL/Folha/SBT

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou nesta quarta-feira (26) no debate do UOL, em parceria com a "Folha de S.Paulo" e o SBT, que, caso ganhe as eleições de outubro, buscará governar sem o PT. O partido tem em Fernando Haddad seu candidato, adversário direto de Ciro por uma vaga no segundo turno.

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

"Se eu puder governar sem o PT, eu prefiro, porque o PT, nesse momento, representa uma coisa muito grave para o país, menos pelos benefícios, que não foram poucos, que produziu, mas mais porque se transformou em uma estrutura de poder odienta que criou o Bolsonaro, essa aberração", disse o pedetista. "Esse conflito entre os dois [entre PT e Bolsonaro] vai levar nosso país para o fundo do poço."

O presidenciável ainda refutou a participação do MDB em um eventual governo. "Será destruído pelos caminhos democráticos", avisou Ciro, sem entrar em detalhes. Ele fez questão de elogiar e indicar participação de emedebistas de décadas em um governo seu, como o senador Roberto Requião (PR). O pedetista ainda elogiou Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) como "um homem decente" e enalteceu outro emedebista, Mauro Benevides, do Ceará, seu estado.

Segundo pesquisa Ibope divulgada na tarde desta quarta-feira (26), Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa, com 27% das intenções de voto. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT), com 21%, Ciro, com 12%, Geraldo Alckmin (PSDB), com 8%, e Marina Silva (Rede), com 6%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Participaram do debate os presidenciáveis Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB) e Marina Silva (Rede).

Embora convidado, Jair Bolsonaro não foi ao debate porque segue internado no hospital Albert Einstein, na capital paulista. No último dia 6, o candidato sofreu um ataque a faca durante agenda de campanha em Juiz de Fora (MG). Ele tem previsão de receber alta na sexta-feira (28) e deve ficar na casa da família no Rio de Janeiro.

O debate promovido por UOL, Folha e SBT é o primeiro de uma série de três que vão ocorrer na reta final da campanha. No domingo (30), o debate será na Record TV. Na quinta-feira (4), na Rede Globo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos