Ataques ficam no palco, e debate tem risadas da plateia e Suplicy "amigão"

Ana Carla Bermúdez, Bernardo Barbosa e Leonardo Martins

Do UOL, em Osasco (SP)

  • Nelson Antoine/UOL

    Os candidatos Cabo Daciolo e Guilherme Boulos durante o debate UOL/Folha/SBT

    Os candidatos Cabo Daciolo e Guilherme Boulos durante o debate UOL/Folha/SBT

"Hoje foi bom que nós conseguimos dar uma risada", disse Ciro Gomes (PDT) logo após o debate entre candidatos a presidente promovido por UOL, Folha e SBT nesta quarta-feira (26).

Quem viu o evento pela TV ou pela internet testemunhou a ampliação dos ataques entre candidatos. Mas, como notou Ciro, também houve descontração na plateia do estúdio e até mesmo entre os candidatos, estimulados por momentos de humor voluntário ou involuntário. 

Leia mais sobre o debate UOL/Folha/SBT:

Cabo Daciolo (Patriota) pode não ter alto índice de intenções de voto, mas conquistou de imediato a plateia, que parecia ansiosa para ver como o candidato se comportaria em seu primeiro debate após 21 dias de jejum.

Bastou que Daciolo soltasse o seu bordão, "Glória a Deus", para provocar risadas no público, formado por dezenas de jornalistas, convidados dos candidatos e integrantes das campanhas.

Cabo Daciolo rouba a cena em debate UOL/Folha/SBT

Daciolo voltou a divertir o público ao falar que "a democracia é uma delícia", devolvendo a Ciro Gomes a ironia feita pelo adversário no primeiro debate, promovido pela Band em 9 de agosto quando o pedetista afirmou que "democracia é uma delícia, mas tem seus custos". Mas a risada mais estrondosa veio quando o candidato fez declarações de amor à mãe e à mulher ao falar sobre direitos das mulheres, em resposta a Guilherme Boulos (PSOL).

"Mulheres no nosso governo vão ser muito bem valorizadas, sim. E eu quero aproveitar também que eu estou aqui com a presença da minha mãe, uma pessoa especial, e da minha esposa, uma pessoa especial: Mãe, eu te amo! Varoa, eu te amo! E as mulheres brasileiras, amo todas vocês. E vou tratar todas as mulheres do Brasil com respeito."

"Daciolo, a gente já estava com saudade de você aqui no debate", disse Boulos na réplica, em clima de descontração na reta final de um debate marcado pela ampliação dos ataques entre os adversários.

Na plateia, o presidente do PDT, Carlos Lupi, gritava "amém" durante as manifestações de Daciolo e não resistiu à declaração de amor do candidato do Patriota. "Ah, que romântico", disse o líder pedetista.

Marina dá recado às mulheres e ironiza lema de Henrique Meirelles

"Ninguém chama o Meirelles"

Henrique Meirelles (MDB) também protagonizou momentos de humor. No fim do debate, Marina Silva (Rede) disse que "ninguém chama o Meirelles" -- contrariando o slogan do candidato -- em brigas de família, mas chama "uma mulher corajosa para botar ordem na casa". A plateia veio abaixo e contagiou até os candidatos. Meirelles esboçou um sorriso e, após o debate, até agradeceu a lembrança feita pela candidata.

Também houve risos gerais quando Meirelles disse que foi "bancário", e não banqueiro. O candidato foi presidente mundial do Bank of Boston e ocupou cargos de destaque em outras empresas do mercado financeiro.

O gestual do candidato do MDB também foi alvo dos rivais e da plateia. "A minha proposta para a saúde acho que se divide em dois caminhos, como diria o Meirelles aqui com as mãos, né?", disse Ciro, emulando o adversário, que também ganhou uma imitação de Carlos Lupi na plateia.

Alvaro Dias (Podemos) deu o arremate da descontração. Como último candidato a fazer as considerações finais, Dias olhou diretamente para a câmera e, ao se despedir, disse: "Eu quero dizer que vou agora a Itaquera ver Corinthians e Flamengo. Boa noite". O jogo era válido pela segunda partida da semifinal da Copa do Brasil e foi vencido pela equipe paulista.

Suplicy rouba a cena

Houve ainda outro candidato, que não está na corrida pelo Planalto, que roubou a cena ao longo de todo o debate. Ao chegar, Eduardo Suplicy (PT), que disputa uma vaga ao Senado por São Paulo, quase passou em frente às câmeras em plena transmissão ao vivo. Foi contido a tempo pela produção do SBT.

Durante o debate, Suplicy se sentou à frente de Kátia Abreu (PDT), candidata a vice na chapa de Ciro, com quem conversou brevemente em alguns momentos e trocou risadas.

O vereador petista também interrompeu entrevistas que os candidatos concederam a jornalistas após o debate para cumprimentá-los. Foi o caso de Ciro Gomes e Marina Silva.

Com Ciro, Suplicy trocou elogios. "Estou ajudando o Haddad, gosto muito dele, mas o acho uma ótima pessoa", afirmou Suplicy ao pedetista. Ciro, por sua vez, disse ser um "admirador de longa data" do petista.

A Marina, Suplicy interveio para pedir sua "bênção". "Eu sempre digo, se eu ganhar você não vai sabotar o meu governo, não é?", respondeu Marina, que durante o debate já havia feito um elogio público ao petista.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos