Paes é principal beneficiado com saída de Garotinho, mostra Datafolha

Guilherme Mazieiro

do UOL, em São Paulo

  • Jose Lucena/Folhapress

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), deve ser o maior beneficiado com a saída de Anthony Garotinho (PRP) da disputa ao governo do Rio. Dados da mais recente pesquisa Datafolha, de 20 de setembro, indicam que, entre os eleitores de Garotinho que sinalizam que ainda podem mudar de voto, 30% votariam no democrata. A segunda opção desses eleitores (18%) é voto branco ou nulo. As demais transferências iriam parar Romário (Podemos), com 17%, e Índio (PSD), 12%, e 9% não souberam responder.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura de Garotinho por unanimidade nesta quinta-feira (27). Com a decisão, ele está impedido de realizar atos de campanha. Em julgamento no plenário da Corte, os ministros entenderam que Garotinho está inelegível por estar com os direitos políticos suspensos após sua condenação em um processo criminal ter transitado em julgado - quando não há mais possibilidade de recursos.

Na pesquisa Datafolha, Paes lidera com 22% e, em segundo lugar, há empate técnico entre Romário, com 14%, e Garotinho, com 12%. Dos que indicavam o nome de Garotinho como primeira opção de voto, 59% diziam, há uma semana, estar totalmente decididos sobre a opção.

Entenda o caso

A decisão do TRE-RJ de indeferir a candidatura foi baseada no fato de Garotinho ter sido condenado em julho por improbidade administrativa pela 15ª Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio. Pela Lei da Ficha Limpa, políticos condenados por órgãos judiciais colegiados ficam inelegíveis. A Justiça entendeu que ele desviou R$ 234 milhões da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro entre 2005 e 2006, quando era secretário de Governo. A governadora

DATAFOLHA RJ - 20/09

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos