"Golpistas abraçados", "Vai para SPC do tempo" e mais: as frases do debate

Luís Adorno e Luiz Alberto Gomes

Do UOL, em São Paulo

O presidenciável do PT, Fernando Haddad, virou alvo no debate promovido por UOL, Folha e SBT, na manhã desta terça-feira (2), com três das candidatas a vice-presidente. Aceitaram o convite Manuela D'Ávila (PCdoB), Ana Amélia (PP) e Kátia Abreu (PDT).

Para além das críticas ao petista, também houve discussão sobre os rumos da operação Lava Jato, sobre a atuação do juiz Sergio Moro e propostas para saúde, educação, previdência e violência contra as mulheres, entre outros temas.

Mesmo com clima muitas vezes descontraído, as candidatas a vice apostaram em frases de impacto. Veja algumas delas abaixo.

Simon Plestenjak/UOL

Não há um brasileiro hoje que não perceba a motivação política do juiz Sergio Moro. Justamente para preservar as operações que combatem a corrupção é preciso denunciar aqueles que agem de forma abusiva ou de forma política.

Você vai para o SPC do tempo [sobre esgotamento do tempo para falar],  Kátia.

Manuela D'Ávila (PCdoB), candidata a vice na chapa de Fernando Haddad (PT)

Simon Plestenjak/UOL

Nenhuma referência ao abraço com Renan Calheiros. Pela conveniência que isso representa eleitoralmente ao candidato que está junto com Manuela D'Ávila. Isso tudo é certo, está correto, foram os golpistas, mas tão juntos, abraçados.

O PT não pode ter a narrativa de que a Lava Jato é uma perseguição do juiz Sergio Moro ao Lula. Se não, não estariam arrolados tantos políticos, alguns já cassados, e tantos empresários de grandes empreiteiras que fizeram uma aliança espúria com o PT durante os governos.

Ana Amélia (PP), candidata a vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB)

Simon Plestenjak/UOL

Com certeza fazer continência para bandeira americana, o meu candidato não fará. E [o presidente dos EUA Donald] Trump é um falastrão. Um falastrão que tem assustado o mundo todo e, ao mesmo tempo, faz papel ridículo para todo lado. Aliás, nós temos um candidato aqui que eu não consigo deixar de ver uma semelhança entre ele e o Trump, que é o capitão candidato a presidente [Jair Bolsonaro].

A Lava Jato não acaba em 7 de outubro [dia do primeiro turno]. Paraná, Curitiba não vai dar paz ao PT enquanto não demonstrar tudo que ocorreu e todas as denúncias. O PT precisa aprender que às vezes a gente ganha, mas não leva.

Kátia Abreu (PDT), candidata a vice na chapa de Ciro Gomes (PDT)

Vices de Bolsonaro e Marina decidiram não participar

Os vices dos cinco presidenciáveis mais bem colocados na pesquisa Datafolha de 20 de setembro foram convidados para o debate. Mas Eduardo Jorge (PV), vice de Marina Silva (Rede), e general Hamilton Mourão (PRTB), vice de Jair Bolsonaro (PSL), decidiram não participar. Jorge disse ter problemas de agenda e por isso não poderia comparecer. Já Mourão falou que Bolsonaro é quem fala pela chapa.

Assista à íntegra do debate entre candidatas a vice-presidente

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos