Placa de Marielle foi quebrada para restaurar a ordem, diz Flávio Bolsonaro

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

  • Reprodução/Rede Social

    Silveira (à esq.) e Amorim aparecem, sorridentes, segurando a placa com o nome de Marielle quebrada

    Silveira (à esq.) e Amorim aparecem, sorridentes, segurando a placa com o nome de Marielle quebrada

Filho do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) afirmou, nesta quinta-feira (4), que os dois candidatos do PSL que retiraram e quebraram uma placa em memória da vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada em março, estavam restaurando a ordem.

A ação envolveu os candidatos a deputado estadual no Rio Rodrigo Amorim (PSL) e a deputado federal Daniel Silveira (PSL).

Considerada depredação ao patrimônio público pela dupla e por Flávio, que é candidato ao Senado no Rio, a homenagem estava colocada sobre a placa oficial indicando a praça Floriano, nome oficial da região da Cinelândia.

A ação foi divulgada por Amorim em vídeo publicado em sua página no Facebook no domingo (30).

Na segunda (1º), Amorim, que foi candidato a vice de Flávio na campanha à Prefeitura do Rio em 2016, publicou uma foto sua ao lado de Silveira em que ambos, sorridentes, seguram a placa com o nome de Marielle quebrada --a imagem circulou pelas redes sociais nesta quarta.

No post que acompanha a foto, ele diz: "Nos acusam de intolerantes, nos acusam de fascistas. No entanto, tive meu comitê atacado várias vezes. Isso mostra que estamos no caminho certo. A missão é combater com força o PSOL e suas pautas repugnantes."

Ele também publicou junto uma foto de um banner seu depredado e com adesivos do movimento "Ele não", contrário a Bolsonaro.

Depois de sair da casa do pai, na manhã desta quinta, Flávio disse que o ato foi "um posicionamento ideológico".

"Na verdade, eles nada mais fizeram do que restaurar a ordem. Havia uma placa de [praça] Marechal Floriano. O PSOL acha que está acima da lei e pode mudar nome de rua na marra. Eles só tiraram a placa que estava lá ilegalmente", declarou.

"Se o PSOL quer fazer uma homenagem para a Marielle, apresenta um projeto de lei, pede à prefeitura para, ao construir uma rua, uma praça, botar o nome, dar homenagem a ela. Agora não pode cometer um ato ilegal como esse", afirmou Flávio.

"O pessoal tem que entender que eu não estou entrando no mérito de se homenagem é justa ou se não é justa", acrescentou.

Questionado sobre se o assassinato de Marielle foi um atentado político, o candidato a senador declarou que "a dor da família dela é a mesma dor de todo mundo que tem um ente que morre".

"E eu, por pouco, não passei por uma dor como essa ao perder meu pai, vítima de um atentado", concluiu, em referência à facada que seu pai levou durante ato de campanha no dia 6 do mês passado, durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG).

O deputado estadual Marcelo Freixo, candidato a deputado federal pelo PSOL, afirmou já ter levado o caso à polícia. "Já pedi ao delegado Fábio Cardoso [da Delegacia de Homicídios, que investiga a morte de Marielle] que tome o depoimento desse rapaz. É preciso saber por que ele tem tanto ódio da Marielle", disse Freixo. (Com Estadão Conteúdo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos