"Sou o único que vence Bolsonaro", diz Ciro em campanha na "terra natal"

Luciana Amaral

Do UOL, em Fortaleza (CE)

  • Jarbas de Oliveira/Estadão Conteúdo

    O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), cumprimenta o eleitorado durante ato de campanha pelo centro de Fortaleza (CE)

    O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), cumprimenta o eleitorado durante ato de campanha pelo centro de Fortaleza (CE)

No último ato da campanha, neste sábado (6), em Sobral, cidade cearense da família e onde começou a construir a carreira política, o candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT) disse ser o único capaz de vencer Jair Bolsonaro (PSL), líder nas pesquisas, no segundo turno das eleições.

"Sou o único que vence o Bolsonaro. E venço o Haddad com larga folga. Eu não quero fazer isso contra ninguém. Quero fazer isso para unir o povo brasileiro e voltar com a esperança no vocabulário", falou.

Ciro aparece em terceiro lugar atrás de Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) com 13% e 15% das intenções de votos válidos, segundo as últimas pesquisas eleitorais Ibope e Datafolha divulgadas neste sábado, desconsideradas as margens de erro. O primeiro turno será realizado neste domingo (7) em todo o Brasil.

De acordo com as pesquisas, o pedetista leva vantagem sobre o pesselista num segundo turno, o que não acontece com os demais candidatos. 

Na passeata em Sobral, Ciro voltou a dizer que acredita numa virada na reta final, que conseguiria colocá-lo no segundo turno. Ele afirmou que vai aguardar os resultados com "muita serenidade". Pela manhã, votará na sede da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em Fortaleza, e, depois, se reunirá com a família, aliados e assessores para acompanhar a apuração dos votos.

Após a divulgação das pesquisas, sua vice na chapa, Kátia Abreu, pediu que os apoiadores de Ciro confiem em uma virada, "pois a pesquisa foi feita de quinta até hoje. Se tivesse sido hoje já seria outro resultado. Porque Ciro virou de ontem pra hoje. Estamos no segundo turno".

Último ato na "terra natal"

Nascido em Pindamonhangaba, São Paulo, Ciro mudou-se com a família para Sobral quando tinha quatro anos. No estado, junto aos irmãos, construiu sua carreira política. Atualmente, Cid Gomes é candidato ao Senado e Ivo Gomes, prefeito de Sobral. Foi na cidade que Ciro decidiu encerrar sua campanha. A legislação eleitoral determina que este sábado é o último dia permitido para atos.

Além de se dizer confiante na virada no evento por Sobral, Ciro cumprimentou eleitores e ressaltou a importância de se investir em agricultura, turismo e indústria pelo interior do Brasil. A plateia correspondia com gritos de "vamos virar, Ciro!".

Ao longo do dia, a campanha e os eleitores de Ciro impulsionaram a hashtag "vira, vira, Ciro", com o objetivo de chamar a atenção para o candidato e tentar garantir uma vaga no segundo turno. 

Pela manhã, Ciro promoveu uma carreata em Fortaleza, capital do Ceará, junto ao irmão e candidato ao Senado, Cid Gomes (PDT), e ao governador e candidato à reeleição, Camilo Santana (PT), entre outros políticos.

Na cidade, Ciro declarou acreditar na ida ao segundo turno e, então, na união da "família brasileira". O pedetista voltou a fazer críticas a Bolsonaro e negou ter mágoa do PT, que não se aliou a ele e o isolou na corrida presidencial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos