Ibope na Bahia aponta Rui Costa eleito governador no 1º turno

Do UOL, em São Paulo

  • Alberto Coutinho/Governo da Bahia

    Rui Costa foi eleito em 2014 com 54,4% dos votos e disputa a reeleição neste ano

    Rui Costa foi eleito em 2014 com 54,4% dos votos e disputa a reeleição neste ano

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6), um dia antes do primeiro turno, aponta Rui Costa (PT) com 77% dos votos válidos na disputa pela eleição ao governo da Bahia. Segundo os dados da última pesquisa antes do pleito, ele poderá ser reeleito ainda em primeiro turno. José Ronaldo (DEM) obteve 17% dos votos válidos neste cenário.

O nível de confiança estimado do levantamento é de 95% e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. São considerados votos válidos aqueles que excluem brancos e nulos - ou seja, os que necessariamente são declarados a favor de uma candidatura. Para ser eleito em primeiro turno, o (a) candidato (a) precisa obter no mínimo 50% mais um voto do total de votos válidos.

Na simulação de segundo turno, Rui Costa teria 66% dos votos contra 18% de José Ronaldo, além de 10% que optariam por branco ou nulo e mais 6% que não souberam responder.

Veja as intenções de votos válidos para o governo da Bahia:

Rui Costa (PT): 77%
José Ronaldo (DEM): 17%
João Henrique (PRTB): 2%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Célia Sacramento (REDE): 1%
João Santana (MDB): 1%
Orlando Andrade (PCO): 1%

No levantamento anterior, de votos estimulados, Rui Costa possuía 61% das intenções de voto, enquanto José Ronaldo obteve 10%. Desta vez são 62% das intenções de voto estimulados para Costa e 14% para José Ronaldo. João Henrique tem 2% e os outros quatro candidatos têm 1% cada. Brancos e nulos são 11% e quem não sabe ou não quis opinar chega a 8% das intenções. Nesta pesquisa, o entrevistado responde sem que seja apresentada a lista de nomes.

Veja as intenções de votos totais para o governo da Bahia:

Rui Costa (PT): 62%
José Ronaldo (DEM): 14%
João Henrique (PRTB): 2%
Marcos Mendes (PSOL): 1%
Célia Sacramento (REDE): 1%
João Santana (MDB): 1%
Orlando Andrade (PCO): 1%
Brancos e nulos: 11%
Não sabem ou não responderam: 8%

A pesquisa registrada no TRE como BA-07427/2018 e no TSE por BR?07032/2018 foi encomendada pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo no Estado, registrada em 30 de setembro e realizada nos dois últimos dias (entre 4 e 6 de outubro) ouvindo 2002 eleitores.

Também foi medida a taxa de rejeição dos candidatos ao governo da Bahia: João Henrique tem 32%, José Ronaldo tem 22%, João Santana tem 19%, Célia Sacramento soma 18%, Marcos Mendes tem 17% e Orlando Andrade está empatado com Rui Costa, com 15%. Do total, 7% poderiam votar em todos e 22% não sabem ou preferiram não opinar. 

Disputa no Senado está acirrada

O Ibope também divulgou a última pesquisa para o Senado, que traz Jaques Wagner (PT) na liderança com 33% dos votos válidos e uma disputa pela segunda vaga entre Irmão Lázaro (PSC) e Ângelo Coronel (PSD), que têm 22% e 21%. A margem também é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o que dá empate técnico entre os candidatos. 

Jutahy Júnior (PSDB) soma 10% e Comandante Rangel (PSL) está com 3%, mesma porcentagem de Jorge Vianna (MDB). Fábio Nogueira (PSOL) e Marcos Maurício (DC) tem 2%, e Adroaldo dos Santos (PCO), Celsinho Cotrim (PRTB) e Francisco José (Rede) somam 1% cada. 

No cálculo de votos totais, considerando 15% de brancos e nulos para a primeira vaga e 24% de brancos e nulos para a segunda vaga, além de 29% que não souberam e não responderam, Jaques Wagner tem 44%, Irmão Lázaro tem 30%, Ângelo Coronel tem 27%, Jutahy Júnior tem 13%, Jorge Vianna e Comandante Rangel têm 4%, Fábio Nogueira e Marcos Maurício têm 3%, Francisco José soma 2%, e Adroaldo dos Santos e Celsinho Cotrim mais 1% cada.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos