TRE torna nulos votos para candidatos do PT, PPS e Patriota no Amapá

Da Agência Brasil

  • João Capiberibe/Facebook/Divulgação

    Decisão pode afetar candidatura de João Capiberibe (PSB) (foto), que tem Marcos Roberto (PT) de vice na chapa

    Decisão pode afetar candidatura de João Capiberibe (PSB) (foto), que tem Marcos Roberto (PT) de vice na chapa

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) decidiu hoje (6) - por unanimidade - fazer constar como nulos os votos do Partido dos Trabalhadores (PT), Patriota (Patri) e Partido Popular Socialista (PPS) no estado na votação deste domingo (7).

A decisão pode atingir a candidatura de João Capiberibe (PSB) que aparece na frente na disputa ao governo do estado nas pesquisas. Capiberibe tem como vice Marcos Roberto (PT). O PSB perdeu o prazo para escolher um novo vice. A troca poderia ter sido feita até o dia 17 de setembro.

Leia também:

A decisão foi tomada em sessão administrativa realizada neste sábado. Os partidos tiveram seus Demonstrativos de Regularidade de Atos Partidários - DRAP's - indeferidos pelo TRE-AP por falta de prestação de contas, o que resultou na suspensão do registro do órgão de direção dos partidos e impede que participem das eleições.

Recurso

Eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a decisão do colegiado confirmou o entendimento do TRE-AP no sentido de que a não prestação de contas pelos partidos e a não regularização até a data do registro das candidaturas impedem a participação no pleito.

Em todas as decisões, o TSE confirmou o entendimento do TRE-AP.

"Em razão das decisões proferidas pelo TSE, os partidos PT, Patri e PPS foram declarados inaptos por aquela Corte para participar das eleições, e, por consequência, todos os candidatos a eles vinculados passaram à condição de indeferidos", informou o TRE - AP por meio de nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos