Urnas em áreas de risco no Rio serão distribuídas só às 5h de domingo

Luis Kawaguti

Do UOL, no Rio

  • Reuters

    Funcionários preparam urnas a serem transportadas a zonas eleitorais no Rio

    Funcionários preparam urnas a serem transportadas a zonas eleitorais no Rio

Pouco menos de 10% das cerca de 38 mil urnas que serão usadas na votação do primeiro turno das eleições no Rio de Janeiro só serão levadas para os locais de votação na manhã de domingo (7) por questão de segurança, afirmou o secretário de Segurança Pública, general Richard Nunes.

Ele disse, porém, que a medida é preventiva, pois o pleito deve acontecer de forma tranquila e segura.

Leia também:

A decisão foi baseada em informações da inteligência. Em locais dominados pelo crime organizado ou que venham apresentando alto índice de violência, as urnas só serão instaladas nos locais de votação às 5h de domingo. Em locais com menor risco de segurança a instalação já está ocorrendo neste sábado (6).

O esquema de segurança durante a eleição no Rio contará com cerca de 40 mil agentes, 5.000 deles militares das Forças Armadas. 

"No nosso entender, o dispositivo montado pela coalizão eleitoral permite total segurança ao eleitor fluminense para expressar sua vontade nas urnas", disse Nunes. 

Diversas instituições reunidas

O secretário participou na tarde deste sábado (6) da instalação de um Gabinete de Crise no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) destinado a acompanhar de perto a eleição no Rio. Funcionam ainda no CICC uma central de inteligência e um centro integrado de ações coordenadas.

Reuters/Sergio Moraes
Funcionários de limpeza transportam urnas eletrônicas no Rio de Janeiro
A ideia é reunir representantes do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), da Secretaria da Segurança, das polícias e Forças Armadas, da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e das polícias federal e rodoviária federal no mesmo espaço físico para dar respostas rápidas a problemas envolvendo as eleições.

"Diante de qualquer tipo de situação verifica-se qual o órgão competente para tomar a decisão necessária para que a gente tenha um pleito perfeitamente seguro, tranquilo e que as pessoas tenham o direito de expressar livremente seu direito de voto", disse Nunes.

Sem registro de atos de violência

As áreas com maior risco de segurança durante a eleição são favelas na zona oeste do Rio, em São Gonçalo e em municípios da Baixada Fluminense.

Até as 14h de sábado não haviam sido registrados atos de violência entre criminosos e agentes de segurança envolvidos na preparação da votação, segundo o TRE-RJ. O órgão disse que também não foi informado sobre qualquer caso de briga entre militantes.

Quem for preso durante o fim de semana ficará detido ao menos até segunda-feira (8) quando serão realizadas audiências de custódia. Haverá centrais especiais da Justiça na capital, em Campos dos Goytacazes e Volta Redonda.

A defensoria pública será feita no Rio por defensores oficiais e no interior por advogados voluntários.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos