Análise: Bolsonaro pode trazer militares de volta à vida política

Do UOL, em São Paulo

No entendimento do colunista do UOL Josias de Souza, uma eventual vitória de Jair Bolsonaro (PSL) no segundo turno da corrida presidencial pode trazer dois grandes riscos ao Brasil: a volta dos militares ao protagonismo da política, 34 anos após o fim da ditadura, e interferência na continuidade do estado laico no país, já que o candidato tem forte apoio da bancada evangélica.

"Essas [o militarismo e a religião] são duas forças nas quais ele se apoia muito fortemente. Ele não é um personagem que reage bem à imprensa livre. Ele terá um conflito interno, como tem o [presidente Donald] Trump, nos Estados Unidos, com a mídia. Ele terá dificuldade no Congresso, se for eleito. Vai gerir um país trincado. Me parece perigoso", afirmou Josias.

"Dos militares, eu tenho uma dúvida: se os militares de maior patente, generais, estão fechados com Bolsonaro. Dentro das Forças Armadas, ele é uma figura também polêmica. Ele foi expelido do Exército. Não sei se esse alto generalato está fechado com o Bolsonaro. O [vice de Bolsonaro, general Hamilton] Mourão não apareceu no vídeo dele. Ele colocou seu próprio vice, um general, para escanteio", complementou a psicóloga Esther Solano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos