Análise: "PT e PSDB devem sair muito quebrados dessa eleição"

Do UOL, em São Paulo

Os resultados do primeiro turno das eleições mostram que PT e PSDB terão dificuldades para o futuro, segundo a análise de Josias de Souza, colunista político do UOL.

A visão é compartilhada pelo cientista político Cláudio Couto. Para ele, o PT ainda se segurará na força que mantém no Nordeste --Fernando Haddad liderou em todos os Estados da região.

"O PT vai resistir um pouco no Nordeste, que inclusive, para eleição presidencial, se mostra o espaço onde o PT tem alguma chance ainda de resultados eleitorais menos ruins no segundo turno", afirmou.

No caso do PSDB, a grande esperança será no Rio Grande do Sul, para Cláudio Couto. Eduardo Leite, candidato do partido, disputará o segundo turno para governador contra José Ivo Sartori, do MDB.

"[O PSDB] Corre risco ainda em São Paulo. A rejeição do [candidato a governador João] Dória é muito grande na capital. O que vai sobrar para o PSDB de algo realmente importante? O governo do Rio Grande do Sul, talvez, que deve haver uma disputa com um candidato competitivo", completou.

Na disputa presidencial, Fernando Haddad garantiu sua ida para o segundo turno junto com Jair Bolsonaro (PSL). Já Geraldo Alckmin ficou na quarta colocação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos