Análise: PT precisa renovar seus quadros porque Lula está em fim de linha

Do UOL, em São Paulo

O papel do ex-presidente Lula será uma questão a ser analisada pelo PT após as eleições de 2018, na visão de Josias de Souza, colunista político do UOL. Para ele, o partido ainda se escora na imagem de seu principal líder e precisará de novos quadros para se manter forte no futuro.

"A eleição foi praticamente disputada entre o Bolsonaro, a maior parte do tempo num hospital, e o Lula na cadeia, né? No pós-Lula, se o PT não resolver a sua situação, se não renovar os seus quadros, vai estar em uma situação muito precária, porque o Lula, se formos raciocinar, está em fim de linha", afirmou Josias.

O impacto de Lula nas eleições também pautou a opinião do cientista político Cláudio Couto. Para ele, as idas constantes de Fernando Haddad a Curitiba, local onde o ex-presidente está preso, pode ser um problema para o segundo turno.

"Vai ter que, em algum momento, falar: 'Olha, nós não vamos aqui ser o partido da salvação do Lula. Nós vamos ser o partido que tem um projeto'", ponderou Couto, citando uma possível posição pública contra um indulto a Lula. "Aí é um trunfo. Agora se vai a Curitiba e volta e tudo fica na mesma é mais um passivo que vai ter que ser carregado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos