Dois homens são presos por fazer boca de urna em Alagoas

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió (AL)

  • Divulgação: MPE/Alagoas

Dois homens foram presos fazendo boca de urna no município de Santana de Ipanema (AL) na manhã deste domingo (7), infirmou o promotor eleitoral Luiz Tenório.

O primeiro caso ocorreu na Escola Estadual de Educação Básica Laura Maria Chagas de Assis. Um homem foi flagrado distribuindo santinhos de alguns candidatos aos eleitores que chegavam para votar. Também estava com um aparelho rádio transmissor.

Ao vistoriar o veículo do suspeito, foi encontrado material de campanha de candidatos ao Senado, à Câmara dos Deputados, à Assembleia Legislativa de Alagoas e ao Governo do Estado. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia da Polícia Civil de Santana do Ipanema. O material foi apreendido. 

Leia também:

Depois, ao se dirigir para o Colégio Cenecista, a fiscalização flagrou um homem colando adesivos nos eleitores que entravam no local. No carro do suspeito havia material de campanha de candidatos ao Senado e à Câmara Federal. O homem foi preso e o material apreendido.

Para ambos os casos, a Polícia Civil vai lavrar os flagrantes e, em seguida, encaminhará os documentos à Procuradoria Regional Eleitoral e à Polícia Federal para os procedimentos cabíveis.

A boca de urna é prática vetada pelo artigo 39, parágrafo 5º, incisos I e II, da Lei Eleitoral nº 9.504/97. O crime tem pena de detenção que pode variar entre seis meses e um ano, mais pagamento de multa.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos