Justiça Eleitoral determina apreensão de crachás de fiscais de França

Guilherme Mazieiro

do UOL, em São Paulo

  • Guilherme Mazieiro/UOL

    Crachás de um dos fiscais do PSB

    Crachás de um dos fiscais do PSB

A Justiça Eleitoral determinou neste domingo (7) que sejam recolhidos crachás dos fiscais do PSB (Partido Socialista Brasileiro) que tenham o número 40 impresso. A ação foi movida pela campanha de João Doria (PSDB), adversário de Márcio França (PSB) na disputa. Este foi mais um episódio da briga entre Doria e França, que se arrasta por propagandas e pedidos judiciais desde antes do período de campanha.

Veja também:

A decisão do juiz auxiliar de propaganda eleitoral, Afonso Celso da Silva, determinou "a imediata suspensão da utilização dos crachás aqui impugnados, devendo haver a apreensão somente daqueles em que o número 40 esteja inserido".

O magistrado justificou que a legislação eleitoral autoriza apenas o uso do crachá que tenham o logo do partido, e não o número.

Na petição da equipe tucana foi anexada uma foto do crachá de Wanderley de Almeida, representante da coligação. Wandão, como é conhecido em Campinas, é do núcleo da campanha de França.

Na cidade ele é presidente da sigla e secretário de Relações Institucionais da gestão Jonas Donizette (PSB), que coordena a campanha de França.

Guilherme Mazieiro/UOL
Crachá de fiscal do PSB em SP com o número rasurado

Em entrevista ao UOL, Wandão disse que o partido cumpre a decisão da Justiça. "A orientação que foi dada pelo partido é para que todos os fiscais apaguem com caneta o número 40 do crachá, para evitar que sejam apreendidos. O motivo de ter colocado o número é porque na logomarca do partido consta o número, então cumprimos a legislação eleitoral", disse.

O representante da coligação ressaltou que os crachás são pequenos e o número é difícil de ser visualizado. "São crachás de 10 cm por 5 cm. O número é menor ainda. Não sei se isso influenciaria em algo. Mas vamos cumprir a decisão", disse.

Os crachás que têm sua assinatura são usados por fiscais do partido, espalhados pelas seções eleitorais do estado e por delegados, nas zonas eleitorais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos