"Não tenho rabo preso com ninguém", diz candidato do Novo ao governo de MG

Carlos Eduardo Cherem

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

  • Douglas Magno/O Tempo

    O candidato ao governo de Minas Gerais, pelo partido Novo, Romeu Zema, venceu o primeiro turno e vai disputar o segundo turno com o candidato Antonio Anastasia do PSDB

    O candidato ao governo de Minas Gerais, pelo partido Novo, Romeu Zema, venceu o primeiro turno e vai disputar o segundo turno com o candidato Antonio Anastasia do PSDB

O empresário Romeu Zema (Novo), primeiro colocado na disputa pelo governo de Minas Gerais, e que vai concorrer no segundo turno com o senador Antônio Anastasia (PSDB), afirmou que governará o estado como "uma empresa". Zema disse ainda que "não tem rabo preso com ninguém" e que governará com "transparência".

"Terei um secretariado 100% técnico. Os secretários serão escolhidos da mesma forma que uma empresa. Vamos selecionar no mercado", afirmou Zema.

O candidato disse ainda que as atuais 21 secretarias serão reduzidas para nove, mas não detalhou quais pastas serão extintas. Sobre as estatais Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) e Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), o candidato do Novo afirmou que a ideia é entregar a gestão dessas empresas para funcionários de carreira.

A estimativa é que o Novo conquiste somente três cadeiras na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Zema disse que fará "um diálogo aberto" com os 77 deputados estaduais, mas lembrou que não aceitará conchavos nem transformar o governo em um "balcão de negócios". 

Zema afirmou que será "transparente" em suas negociações com o Legislativo. Entretanto, caso entenda necessário, apontará por meio da impressa quais deputados se negam a aprovar um projeto importante para Minas Gerais.

"Não tenho rabo preso com ninguém", disse.

Zema confirmou que apoiará o candidato à Presidência do PSL, Jair Bolsonaro, no segundo turno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos