Quero fazer do Paraná o estado mais moderno do Brasil, diz Ratinho Jr

Vinicius Boreki

Colaboração para o UOL, em Curitiba

  • Divulgação

    7.out.2018 - Ratinho Jr. fala com jornalista próximo ao seu local de voto

    7.out.2018 - Ratinho Jr. fala com jornalista próximo ao seu local de voto

Em sua primeira declaração como governador eleito do Paraná, Ratinho Jr afirmou neste domingo (7) que a demonstração das urnas foi "uma mudança de conceito". Ele foi eleito com 59,99% dos votos válidos, à frente da atual governadora, Cida Borghetti (PP), com 15,53%, e João Arruda (MDB), com 13,19%.

"Meu compromisso é fazer com que o Paraná seja o estado mais moderno do Brasil", afirmou ele na sede do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná).

Leia também:

O novo governador prometeu "resgatar a confiança da política no Brasil pelo Paraná". Ele também elogiou a eleição de Oriovisto Guimarães (Podemos) e Flávio Arns (Rede) ao Senado.

"São pessoas íntegras e sérias, mas, acima de tudo, apaixonadas pelo Paraná e vão fortalecer o relacionamento em Brasília. Há muito tempo, os senadores não colaboravam entre si", disse, defendendo que a atuação dos novos congressistas possa trazer união política e mais recursos federais para o estado.

Na entrevista, Ratinho ainda anunciou que, no eventual segundo turno da eleição presidencial, apoiará Jair Bolsonaro (PSL) contra Fernando Haddad (PT).

Cida agradece apoio e promete continuar trabalhando pelo PR

A vitória de Ratinho em primeiro turno confirma tendência que vinha se configurando nas últimas pesquisas de intenção de voto e no levantamento de boca de urna do Ibope e impede a reeleição da atual governadora, Cida Borghetti (PP), que assumiu a cadeira em abril deste ano em substituição a Beto Richa (PSDB) e tentava levar a disputa até o segundo turno.

Cida declarou, na noite deste domingo, ter orgulho da campanha que fez e disse que continuará trabalhando pelo estado, independentemente do resultado das eleições.

"Meu compromisso com o Paraná permanece, vou continuar trabalhando para fortalecer as políticas públicas para aqueles que mais precisam", disse em entrevista na sede do PP, em Curitiba.

Segundo Cida, embora tenha sido vice-governadora de Beto Richa por mais de três anos, parte da população não a conhecia. Por isso, iniciou a campanha com 3% das intenções de voto nas pesquisas. "Tenho orgulho de ter chegado aqui", afirmou.

Propostas e desafios

Ratinho Jr foi secretário de Desenvolvimento Urbano da gestão Richa (2013-2014 e 2014-2017) e tinha como principal atribuição a liberação de recursos do governo estadual para as prefeituras. Em entrevista publicada no dia 30 de setembro no UOL, ele afirmou que se preparou para ser governador por 16 anos e que "construiu um projeto político" para isso.

Entre as principais promessas de campanha de Ratinho Jr, estão bandeiras que visam desinchar e desburocratizar o estado, entre elas a redução do número de secretarias estaduais e a participação da iniciativa privada, por meio das Parcerias Público Privadas (PPPs). Ele promete ainda criar a Cidade da Polícia, um centro integrado de inteligência entre diversos órgãos de Segurança Pública; e Agências de Desenvolvimento Econômico e Social em cada região, visando balizar os investimentos estaduais.

Outra medida sugerida pelo novo governador é uma relação mais próxima e transparente com os servidores, fugindo do clima bélico da gestão Richa. Os funcionários públicos do estado esperam reposições salariais acima da inflação para os próximos anos.

Já o principal desafio será a falta de recursos, uma vez que o Paraná não conta com dinheiro em caixa. Para 2019, a diferença entre a previsão de entrada e de saída de recursos é pequena, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Há previsão de R$ 55,4 bilhões de arrecadação e de R$ 54,3 bilhões em despesas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos