Bolsonaro vence em 2.800 municípios, Haddad em 2.600; eles empatam em um

Leandro Prazeres

do Uol, em São Paulo

  • Arte/UOL

    Jair Bolsonaro X Fernando Haddad Segundo Turno

    Jair Bolsonaro X Fernando Haddad Segundo Turno

O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) venceu o primeiro turno das eleições não apenas em número de votos, mas também na quantidade de municípios em que foi o mais votado.

Com mais de 99% das urnas apuradas, Bolsonaro venceu em 2.848 cidades, o equivalente a 51% dos municípios brasileiros. Fernando Haddad (PT), que também vai disputar o segundo turno, venceu em 2.614 municípios, o equivalente a 46,9% do total.

O candidato do PSL chegou ao segundo turno liderando a disputa depois de conquistar mais de 49,2 milhões de votos, ou 46,03% dos votos válidos. Haddad, por sua vez, recebeu 31,3 milhões de votos, 29,28% dos válidos.

Os dois alcançaram exatamente o mesmo número de votos em Amaporã, no Paraná. Foram 1.191 para cada um dos candidatos.

Leia Mais

Para conseguir reverter esse cenário, o PT precisará de uma virada inédita na história das eleições presidenciais desde a redemocratização. Analisando os dados, é possível dizer que Bolsonaro não apenas venceu em mais municípios, mas recebeu votações expressivas em estados mais populosos.

Divisão por estado

Foi o caso do estado de São Paulo, onde Bolsonaro foi o candidato mais votado em 624 dos 642 municípios paulistas.

No Rio de Janeiro, por exemplo, Bolsonaro venceu em todos os 92 municípios fluminenses

Esse cenário está ligado ao mapa dos votos dos dois candidatos. Bolsonaro foi o candidato mais votado em 16 estados e no Distrito Federal, enquanto Haddad venceu em nove. Ciro Gomes foi o mais votado no Ceará.

Em relação ao primeiro turno das eleições de 2014, o PT viu seu domínio sobre os municípios cair 25,7%. Há quatro anos, a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) foi a mais votada em 3.522 municípios.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

UOL Cursos Online

Todos os cursos