Sem contar com vitória no 1º turno, campanha do PSL já tinha vídeos prontos

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

  • Carl de Souza/AFP

    Multidão se concentra em frente à casa de Bolsonaro, no Rio, à espera do resultado do 1º turno

    Multidão se concentra em frente à casa de Bolsonaro, no Rio, à espera do resultado do 1º turno

Embora o discurso público fosse de pregar a crença na vitória em 1º turno até a véspera da votação, nos bastidores da campanha do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) essa possibilidade era considerada remota demais, dada a diferença de pelo menos 10 pontos dele para o segundo colocado apontada pelas pesquisas eleitorais. Ao longo da última semana, a reportagem fez questionamentos de diversos membros da equipe do deputado federal sobre a viabilidade de liquidar a fatura na primeira etapa.

Não à toa, a direção do partido e filhos do candidato enfatizaram ao longo desse domingo (7) denúncias de supostas falhas nas urnas eletrônicas, reforçando a narrativa de possível fraude do resultado defendida pelo próprio candidato nas últimas semanas. Além disso, uma nova produtora já havia sido contratada na semana passada para tocar os programas de 2º turno, que estavam a pleno vapor.

Leia também:

Dois programas de cinco minutos para a TV já estavam prontos, além de quatro inserções de 30 segundos, produzidos pela empresa Studio Eletrônico, de Campinas (SP). O objetivo da campanha de Bolsonaro foi profissionalizar a propaganda para atacar o PT, do candidato Fernando Haddad, e conseguir vender o candidato como um "homem de família".

No início da noite deste domingo, no entanto, a euforia chegou a tomar conta da campanha. Quando a apuração começou a ser divulgada, por volta das 19h de domingo, Bolsonaro apareceu com 49%, com mais da metade das urnas apuradas. O principal motivo de esperança era que ainda restavam 90% dos votos da região Sudeste, onde ele liderou com folga.

Após resultado, Bolsonaro questiona TSE

Um resultado favorável neste domingo colocaria a equipe de Bolsonaro diante de um impasse: não havia qualquer plano traçado do que fazer nesta segunda-feira (8) caso ele tivesse sido eleito o novo presidente do Brasil. Em entrevista coletiva após a definição do 2º turno contra Haddad, o presidente em exercício do PSL, Gustavo Bebianno, disse que havia uma expectativa de que ele ganhasse já neste domingo, mas que o partido não trabalhava com o clima de "já ganhou".

Por isso, por exemplo, a campanha montou um estúdio na casa do empresário Paulo Marinho, 1º suplente do senador eleito Flávio Bolsonaro, um dos filhos do presidenciável. A residência fica no Jardim Botânico, na zona sul do Rio.

A "quase vitória", que não ocorreu por pouco mais de 3% dos votos válidos, causou certo desconforto e clima de decepção. "Essa história de contar com vitória no primeiro turno não tem como dar certo, porque o cara tem quarenta e tantos por cento e parece que foi derrotado", desabafou um integrante da campanha.

Durante a apuração, membros da cúpula da campanha, entre eles o candidato a vice, Hamilton Mourão (PRTB), general da reserva do Exército, foram orientados a colocar os celulares sobre a televisão onde todos assistiam a apuração na Globo News. "Estava me coçando para tirar uma foto", comentou um dos presentes.

Desde a pré-campanha, o deputado federal do nanico PSL apostou no improviso e gastou significativamente menos que seus principais adversários na produção de programas de rádio, TV ou vídeos para redes sociais.

Cada candidato terá direito a dois blocos de cinco minutos por dia, de segunda a sábado. No rádio, os programas serão transmitidos das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na televisão, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

No primeiro turno, o programa de Bolsonaro está sendo exibido três dias por semana, às terças, quintas e sábados, totalizando 48 segundos semanais.

Os programas começarão a ser exibidos na TV e no rádio a partir da próxima sexta-feira (12). Ao fim da entrevista, à qual Bolsonaro não compareceu, Bebianno se despediu dizendo que teria que acordar cedo amanhã, porque tinha "um segundo turno para ganhar".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos