Hits nas redes, 'Mãe PM' e 'Major de salto' serão deputadas por SP e RJ

Lucas Borges Ribeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Major Fabiana/Facebook/Divulgação

    Fabiana Silva (PSL) foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro

    Fabiana Silva (PSL) foi eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro

Duas policiais militares que ficaram famosas nas redes sociais por ações à paisana foram eleitas para a Câmara Federal no último domingo (7). Katia Sastre (PR) e Fabiana Silva (PSL) ganharam em São Paulo e no Rio de Janeiro, respectivamente.

Com nome de urna Policial Katia  Sastre, a PM, 42, foi a sétima deputada mais votada em São Paulo, com 264.013 votos (1,25%). Ela ficou nacionalmente conhecida quando matou a tiros um assaltante em frente a uma escola em maio. 

Acompanhada da filha, Katia saía de uma comemoração do Dia das Mães quando presenciou a tentativa de assalto em Suzano, na Grande São Paulo. Ela sacou a arma e conseguiu render o homem. Câmeras de segurança registraram a ação.

Direita ou esquerda? Projetos opostos disputam o eleitorado... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/08/renovacao-do-senado-e-de-85-mas-apenas-30-sao-caras-novas-no-congresso.htm?cmpid=copiaecolaDireita ou esquerda? Projetos opostos disputam o eleitorado... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/eleicoes/2018/noticias/2018/10/08/renovacao-do-senado-e-de-85-mas-apenas-30-sao-caras-novas-no-congresso.htm?cmpid=copiaecol

Leia também:

As imagens foram divulgadas e viralizaram nas redes sociais. Em junho, a "mãe PM", como era chamada, anunciou candidatura "pela honra de Deus"

Katia Sastre/Facebook/Divulgação
Katia Sastre (PR) chegou à Assembleia Legislativa de São Paulo

Katia chegou a usar as imagens durante a propaganda eleitoral, o que lhe rendeu problemas com a justiça. O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) suspendeu a circulação do vídeo por veicular "cena de violência contra pessoas".

Fabiana Silva, 40, ou Major Fabiana, como constou na urna, tem história semelhante. A policial militar ficou conhecida nacionalmente em abril de 2014, quando conseguiu evitar que um ônibus fosse incendiado no Jacarezinho, zona oeste do Rio.

Fabiana ia de carro para o trabalho, no Batalhão da Maré, quando viu jovens interceptando um ônibus na ameaça de colocar fogo nele. A PM saiu do carro e, com arma em punho, dispersou os criminosos.

A policial estava à paisana, de salto alto vermelho. A cena curiosa foi registrada por moradores no local e também ganhou as redes sociais.

Candidata pelo PSL, a major usou o slogan "a mulher da segurança". Foi eleita com 57.611 votos (0,75%), em 21º lugar para a Câmara Federal no Rio de Janeiro.

Tradutor: "Mãe PM" e "Major de salto" são eleitas para a Câmara Federal

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos