Mara Gabrilli diz que nunca apoiará PT, mas espera "melhora" de Bolsonaro

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Charles Sholl/Raw Image/Estadão Conteúdo

    08.out.2018 - Mara Gabrilli, um dia após ter sido eleita senadora pelo PSDB-SP

    08.out.2018 - Mara Gabrilli, um dia após ter sido eleita senadora pelo PSDB-SP

Mara Gabrilli (PSDB), eleita senadora neste domingo (7), com 6,5 milhões de votos do maior colégio eleitoral do país, São Paulo, esteve ao lado do candidato tucano ao governo paulista, João Doria, quando ele declarou apoio ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), na noite de ontem.

Na manhã de hoje, ela permaneceu ao lado de Doria enquanto o candidato amenizou o tom de apoio a Bolsonaro. "Eu não sou igual ao Bolsonaro e não o apoio integralmente. Votarei contra PT, Haddad e Lula", afirmou o tucano. A deputada, que vai assumir uma das cadeiras do Senado a partir de janeiro, no entanto, não declarou voto em Bolsonaro, mas disse que acha que ele pode melhorar suas ideias e propostas.

Luís Adorno/UOL
08.out.2018 - Mara disse não apoiar PT, mas não concordar com posições de Bolsonaro

"Eu apoio João Doria. Quem ele apoia ou deixa de apoiar é um problema dele. Deixo claro que o PT eu não vou apoiar nunca na minha vida. Até porque eu sou originária do ABC e a minha família foi vítima do esquema de corrupção do PT e eu sei o quanto isso faz mal ao país", afirmou a tucana na manhã desta segunda-feira (8), em um comitê do PSDB no bairro dos Jardins, região central da capital paulista.

Mara é filha de um dos empresários de ônibus que relatou casos de extorsão praticada pela prefeitura de Santo André, no ABC, durante a gestão de Celso Daniel, assassinado em 2002. Enquanto deputada, ela chegou a entregar um dossiê ao juiz Sergio Moro, em 2015, no âmbito da Operação Lava Jato, com supostas provas da ligação do esquema de corrupção na Petrobras com a morte do prefeito petista.

"Fico muito triste e frustrada de ver um presidiário coordenando uma campanha de dentro da cadeia porque acho que é um péssimo exemplo para as crianças, para os jovens brasileiros, assistir aquilo e achar que ser presidiário é super legal", afirmou Mara Gabrilli.

Já com relação a Bolsonaro, a quem ela chama de "colega de Câmara", Mara afirmou que foi convidada por ele a ser vice na chapa presidencial, mas que não o apoia se não mudar de opinião em "vários aspectos". "Para eu apoiá-lo algum dia, a gente precisa conversar muito, ele precisa rever muitas das posições dele, que são muito opostas às minhas. Tem esperança. Se ele quiser, ele pode melhorar", disse.

Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo
08.out.2018 - Mara Gabrilli ao lado de João Doria um dia depois do primeiro turno

Leia também:

Mara e Olimpio desbancam Suplicy 
Arte/UOL

Além de Mara, Major Olimpio (PSL) foi eleito com 9 milhões de votos. Os dois desbancaram Eduardo Suplicy (PT), que vinha liderando as intenções de voto nos principais institutos de pesquisa do país. "Atribuo a um reconhecimento de um trabalho, de uma trajetória dedicada ao estado de São Paulo e ao Brasil", afirmou Mara.

"Eu entrei na vida pública para defender as pessoas com deficiência, mas esse nunca foi o público que me elegeu. Porque a maioria nem votava. Eu sempre fui eleita por formadores de opinião. E, hoje, eu vejo que o impacto do meu trabalho chegou onde deveria chegar. E aí eu tive o reconhecimento de todos os lados", avaliou.

"Eu nunca demonstrei fragilidade, até porque, embora eu aparentemente não me mexo, eu nunca tive dificuldade para fazer absolutamente nada e eu tenho uma saúde de leão e acho que faço muito mais e me mexo muito mais que muita gente que, teoricamente, se mexe", complementou.

Em 2014, Mara, que é cadeirante, havia sido eleita deputada federal, pela segunda vez, com mais de 155 mil votos. Na Câmara, ela preside até o final deste ano a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, votou a favor do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e se posicionou para o STF (Supremo Tribunal Federal) investigar o presidente Michel Temer (MDB) na primeira votação e se ausentou, por licença médica, na segunda votação.

"Uma reforma tributária urgentemente"
Mister Shadow/Asi/Estadão Conteúdo
07.out.2018 - Mara Gabrilli acompanhou Doria e Alckmin durante o primeiro turno

Mara disse, também na manhã desta segunda-feira, que defende uma reforma tributária no país. "Não me prendendo ao que é direita, ao que é esquerda, mas aquilo que eu acho justo e acredito. Vou continuar trabalhando desta forma", disse. A proposta é oposta ao que parte da esquerda sugere. Na reta final, inclusive, Mara figurou entre "votos úteis" da esquerda para tentar escantear Olimpio.

"Eu acredito muito que a gente precisa fazer uma reforma tributária urgentemente, melhorar ambiente de negócios para conseguir gerar emprego, uma reforma tributária como a que está sendo oferecida e tramita já na Casa pelo [deputado Luiz Carlos] Hauly (PSDB-PR)", complementou.

Segundo a senadora eleita, a reforma propõe transformar nove tributos em um e deve trazer inclusão social por conta da desoneração de medicamentos e alimentos. "Eu sou muito a favor de enxugar o estado. Porque o estado inflado é um povo pobre. E eu não acredito que a gente consiga avançar com tanta desigualdade no país", afirmou.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos