Propaganda eleitoral volta nesta sexta-feira; saiba como fica a divisão

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

A propaganda eleitoral no rádio e TV para a disputa do segundo turno começa nesta sexta-feira (12). Os candidatos a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT) terão o mesmo tempo no horário eleitoral.

Serão dois blocos de dez minutos do horário eleitoral gratuito pela manhã no rádio, às 7h e às 12h, de segunda a sábado.

Na TV, a propaganda também será dividida em dois blocos diários de dez minutos, às 13h e às 20h30, de segunda a sábado.

Cada candidato terá cinco minutos em cada um dos blocos.

Além do tempo de horário eleitoral gratuito, Bolsonaro e Haddad irão dividir os 25 minutos destinados a inserções de 30 ou 60 segundos durante os intervalos comerciais da programação normal de rádio e TV. As inserções vão ao ar de segunda a domingo.

Na sexta-feira, primeiro dia de propaganda do segundo turno, a propaganda de Bolsonaro irá abrir os blocos do horário eleitoral gratuito, pois ele foi o candidato mais votado no primeiro turno.

Nos dias seguintes, Haddad e Bolsonaro irão abrir os blocos de forma alternada.

As disposições constam do plano de mídia do segundo turno, aprovado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em sessão nesta quinta-feira (11).

Estados com 2º turno

Nos estados em que haverá segundo turno para o cargo de governador, os blocos do horário eleitoral terão dez minutos adicionais, no rádio e TV, também divididos igualmente para cada candidato.

Os candidatos ao governo do estado também terão direito a 25 minutos de inserções de 30 ou 60 segundos, de segunda-feira a domingo.

Haverá segundo turno em 13 estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe) e no Distrito Federal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos