Ibope: Bolsonaro lidera entre ricos e evangélicos; Haddad vence no NE

Eduardo Lucizano

Colaboração para o UOL, em São Paulo

  • Montagem UOL

Candidato mais votado no primeiro turno das eleições para presidente, Jair Bolsonaro (PSL) lidera as pesquisas de intenções de votos em quatro regiões do país, leva vantagem entre os mais ricos e entre os evangélicos. Já Fernando Haddad (PT) tem a maior parte das intenções de votos no Nordeste e entre os mais pobres.

Segundo a pesquisa Ibope, Bolsonaro tem 66% da preferência entre os evangélicos contra 24% de Haddad, o melhor desempenho do capitão reformado entre todos os segmentos da pesquisa.

Já entre os católicos, a diferença é menor. Bolsonaro tem a preferência de 48% dos eleitores contra 42% de Haddad.

Leia mais sobre o Ibope

Entre as pessoas que ganham mais de cinco salários, Bolsonaro tem 65% das intenções de votos contra 25% de Haddad. Já os que recebem entre dois e cinco salários, ele tem 62% ante 28% do petista.

Entre os mais pobres, que ganham até um salário mínimo, que ganha é Haddad, com 53% das intenções de votos contra 38% de Bolsonaro.

Bolsonaro lidera em todas as regiões do país, exceto no Nordeste. No Sul, Bolsonaro tem 62% contra 28% de Haddad. No Sudeste, a diferença é um pouco menor, 58% ante 29%. O Ibope juntou Norte e Centro-Oeste, e Bolsonaro lidera com 59% contra 33% de Haddad.

No Nordeste, o petista segue com vantagem. Haddad tem 57% das intenções de votos contra 33% de Bolsonaro.

No segmento escolaridade, Bolsonaro tem maior vantagem nas intenções de votos entre os eleitores com ensino superior completo, 57% contra 30% de Haddad.

Já o petista também leva vantagem entre os eleitores que estudaram até a 4ª série do ensino fundamental, com 52% das intenções de votos contra 41% de Bolsonaro.

A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos percentuais, foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, e registrada no TSE com o código BR-01112/2018. O Ibope ouviu 2.506 eleitores em 176 município entre os dias 13 e 14 de outubro. O nível de confiança da amostra é de 95%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos