De olho em voto católico, Bolsonaro assina compromisso com arcebispo do Rio

Hanrrikson de Andrade e Gustavo Maia

Do UOL, no Rio

Mirando o eleitorado católico, o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL) visitou nesta quarta-feira (17) o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, e afirmou que o país "não pode mais flertar com o desconhecido".

Segundo ele, uma vitória de sua candidatura representa a defesa de valores conservadores que ele tem em comum com a Igreja Católica, a quem fez um aceno ao assinar um compromisso formal.

O documento exalta os valores conservadores e diz que, se eleito, Bolsonaro lutará pela "família", a "inocência da criança em sala de aula", além de se posicionar contra o aborto e a legalização das drogas.

"Assumimos o compromisso em defesa da família, em defesa da inocência da criança, em defesa da liberdade das religiões, contrários ao aborto, contrários à legalização das drogas", disse Bolsonaro ao lado de Tempesta. "Ou seja, o compromisso que está no coração de todo brasileiro de bem."

Fábio Motta/Estadão Conteúdo
Funcionárias da Arquidiocese posavam para fotógrafos fazendo sinais de armas de fogo com as mãos diante de uma imagem de Jesus Cristo

O gesto de Bolsonaro mira um eleitorado no qual sua vantagem sobre Fernando Haddad (PT) é menor. Segundo pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (15), Bolsonaro tem 66% da preferência de votos entre os evangélicos, contra 24% de Haddad.

Já entre os católicos, a diferença é menor. O candidato do PSL tem a preferência de 48% dos eleitores, contra 42% do petista.

Bolsonaro chegou à Arquidiocese do Rio às 9h e entrou no local sem falar com a imprensa. O encontro durou 20 minutos. Após a assinatura do compromisso firmado com a Igreja Católica, alguns cinegrafistas e fotógrafos foram autorizados a registrar o momento, mas a maioria dos jornalistas ficou encurralada na entrada do edifício e não conseguiu entrar no elevador.

O candidato não chegou a dar entrevistas, mas falou brevemente com os cinegrafistas. Uma profissional francesa perguntou o motivo pelo qual ele "não comparecia a debates e não falava com a imprensa", mas o presidenciável não respondeu.

Ao fim do encontro com dom Orani, Bolsonaro deixou local por uma saída alternativa e dirigiu à sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, na zona portuária da cidade. Procurado pela reportagem, dom Orani respondeu, via sua assessoria, que não daria entrevista sobre o assunto.

Enquanto a imprensa aguardava a decisão se poderia subir ou não para registrar o encontro, funcionárias da Arquidiocese vestidas com camisas amarelas posavam para fotógrafos fazendo sinais de armas de fogo com os dedos das mãos diante de uma imagem de Jesus Cristo.

Os gestos causaram desconforto entre outros funcionários, que repudiaram a manifestação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos