Haddad diz que Bolsonaro deixa rastro e prevê pedir prisões por propaganda

Bernardo Barbosa*

Do UOL, em São Paulo

O candidato do PT à Presidência, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (18) em São Paulo que sua campanha pode entrar com pedidos de prisão por conta da denúncia, feita hoje pela "Folha de S.Paulo", da existência de um esquema ilegal de propaganda contra o PT no WhatsApp.

A reportagem da Folha diz que a operação envolve financiamento por empresários que apoiam Jair Bolsonaro (PSL), adversário do petista no segundo turno da eleição presidencial.

Segundo Haddad, uma possibilidade é inclusive a de prisões em flagrante, pois se trataria de um "crime continuado" -- ou seja, que continua sendo cometido. O candidato falou também de pedidos de prisão preventiva para que haja "normalidade democrática" nesta reta final de segundo turno.

Haddad afirmou que há testemunhas de reuniões em que Bolsonaro teria pedido apoio de empresários para atuação no WhatsApp, mas não quis dar nomes. "Ele deixou rastro, e vamos atrás do rastro", disse o candidato petista.

Poucas horas depois, Haddad voltou a tratar do tema em nova entrevista para jornalistas e em postagens no Twitter. Ele citou reportagem da revista "Piauí" feita em fevereiro que descreve uma reunião entre empresários paulistas e o então pré-candidato ao PSL. "O deputado Jair Bolsonaro participou de um jantar em que pediu recursos para o WhatsApp. Todo mundo sabe disso e foi publicado na imprensa inclusive, pela revista Piauí."

O candidato do PT foi subindo o tom ao longo do dia contra seu adversário e empresas tratadas em reportagem da Folha. Nesta tarde, ele sugeriu que é preciso que haja prisão de um dos empresários para que o esquema seja revelado. "Se prender um, em menos de dez dias a gente vai ter a relação de todos os empresários que estão financiando com caixa 2 uma campanha difamatória."

Haddad afirmou ainda que o segundo turno da disputa presidencial deveria ter sido entre ele e Ciro Gomes (PDT), que ficou em terceiro lugar. "Isso que é o correto, que é o que a legislação prevê, porque ele [Bolsonaro] tentou fraudar a eleição. Felizmente, não deu primeiro turno. Porque se desse primeiro turno, isso ia tudo para debaixo do tapete."

Leia também:

Haddad chegou a falar na existência de uma "organização criminosa de empresários", e disse que crimes como caixa 2, lavagem de dinheiro e difamação foram cometidos. "Nós sabíamos que havia dinheiro sujo", afirmou.

O candidato não quis dizer se, entre as medidas jurídicas que devem ser tomadas, estaria um pedido de cassação da chapa de Bolsonaro. Segundo Haddad, sua campanha vai "mobilizar" a missão da OEA (Organização dos Estados Americanos) que acompanha a eleição brasileira.

Haddad também cobrou providências do WhatsApp. Sua campanha já havia levantado a suspeita de uma ação coordenada no aplicativo contra a candidatura petista na última semana do primeiro turno, e Haddad disse hoje que a empresa deve atuar para que o mesmo não ocorra no segundo turno. "Todo mundo sabia que na última semana do primeiro turno aconteceu alguma coisa estranha", afirmou.

Presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann afirmou no seu Twitter que já solicitou uma audiência com a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a ministra Rosa Weber.

Ela pede que uma apuração seja feita e disse que "Bolsonaro chegou lá [segundo turno] fraudando a vontade do eleitor, mentindo e usando dinheiro ilegal na campanha em conluio com organização criminosa de empresários. Bolsonaro não pode continuar candidato."

Jungmann diz que qualquer candidato pode fazer denúncia

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse que o direito à denúncia é de prerrogativa de qualquer candidato, mas quem decide se esta será ou não acatada é a Justiça.

Questionado se eleitores que compartilham fake news poderão ser responsabilizados, o ministro disse não saber, porque há uma lacuna na legislação eleitoral quanto à tipificação do eventual crime.

"Na verdade, se utiliza indiretamente falsidade ideológica ou crime contra a honra. Aí resta saber se cabe ou não essa tipificação neste tipo de delito. Temos um buraco na nossa legislação que ainda não alcançou esse tipo de questão", explicou.

"Eu não tenho controle", diz Bolsonaro

Jair Bolsonaro respondeu na tarde desta quinta-feira (18) a reportagem do jornal "Folha de S. Paulo" que revelou a compra de pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp por empresas.

"Eu não tenho controle se tem empresário simpático a mim fazendo isso. Eu sei que fere a legislação. Mas eu não tenho controle, não tenho como saber e tomar providência. Pode ser gente até ligada à esquerda que diz que está comigo para tentar complicar a minha vida me denunciando por abuso de poder econômico", afirmou o candidato ao site "O Antagonista". (*Colaborou Nathan Lopes, do UOL em São Paulo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos