França acusa Doria de dívidas trabalhistas em sua empresa; tucano nega

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

  • Adriana Spaca/Framephoto/Estadão Conteúdo

Menos de 24 horas após um embate marcado pela troca de ofensas e clima de torcida organizada, ontem à noite, na TV Bandeirantes, os candidatos ao governo de São Paulo que disputam o segundo turno, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), voltaram a adotar o clima de animosidade, nesta sexta-feira (19), durante debate na TV Record.

Ainda que tenha começado em clima mais propositivo, o debate entre os candidatos deu uma guinada bélica quando França mencionou declaração recente de Doria sobre creches "feias, sujas e pobres" que foram entregues pelo político. "Não quer dizer que porque são humildes, são pobres", afirmou França, citando novamente, a exemplo de ontem, um avião comprado pelo ex-prefeito, anos atrás, com empréstimo do BNDES durante o governo Lula.

Leia também: 

"Avião de R$ 44 milhões comprado com dinheiro do PT, do BNDES, que trabalhadores pagam com fundo de garantia", disse França. "Você é um notório mentiroso, mentiroso", retrucou Doria. "Você e os esquerdistas pensam que BNDES é dos seus partidos. Isso não é de vocês", completou o tucano.

O pessebista então sugeriu que, se o dinheiro emprestado para a compra do avião é de fundo abastecido pelo trabalhador, Doria deveria devolver o dinheiro ao BNDES.

"Esse dinheiro é do fundo de garantia. Eu soube que na sua empresa [Doria é fundador do grupo empresarial Lide] você não paga fundo de garantia nem 13º salário, você usa [o modelo de contração via] PJ [pessoa jurídica], aquela disfarçada, sabe? Se o dinheiro [que vai para o BNDES] é dos trabalhadores, podia servir para comprar casa, mas avião?", acusou França, que citou casas de Doria em cidades como Trancoso (BA), Boraceia (litoral de São Paulo) e Nova York.

O tucano reagiu com expressões contrariadas e chegou a interromper o candidato, negando a informação. Em outro momento, França questionou se todas as suas posses estavam declaradas no Imposto de Renda, o que foi confirmado por Doria.

Este é o segundo debate entre os candidatos ao governo de São Paulo neste segundo turno.

Doria tem 53%, e França, 47%, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira (18), mostra que João Doria tem 53% das intenções de votos válidos válidos, que desconsidera os nulos, brancos e indecisos. O governador Márcio França tem 47% das intenções. A margem percentual é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.356 pessoas em 73 municípios entre ontem e hoje pelo instituto de pesquisa. Se considerados os votos totais, Doria tem 44%, e França, 40%. Em branco ou nulo são 9%. Outros 7% estão indecisos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos