"Eu já adverti o garoto", diz Bolsonaro após fala do filho sobre STF

Gustavo Maia e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/RedeTV

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmou nesta segunda-feira (22) que o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) errou e já foi advertido pelas declarações que vieram à tona neste domingo (21) sobre a possibilidade de "fechar o STF" (Supremo Tribunal Federal).

Em entrevista ao SBT, gravada pela manhã, o candidato ao Palácio do Planalto buscou se distanciar da fala do filho, seu colega na Câmara dos Deputados, dizendo que a responsabilidade é do "garoto". Eduardo tem 34 anos  e foi eleito para o segundo mandato como deputado com a maior votação da história.

"Eu já adverti o garoto. É meu filho. A responsabilidade é dele. Ele já se desculpou. Isso [o vídeo] aconteceu há quatro meses. Ele aceitou responder a uma pergunta que não tinha nem pé, nem cabeça, e resolveu levar para o lado desse absurdo aí", declarou Bolsonaro.

As declarações feitas em uma aula para concursos públicos em julho provocaram reações no meio jurídico e entre ministros do Supremo. O decano, Celso de Mello, chamou a fala de 'inconsequente e golpista".

Sem citar Eduardo nominalmente, o ministro do STF Alexandre de Moraes disse nesta segunda que as declarações do deputado são "absolutamente irresponsáveis" e defendeu que a PGR (Procuradoria-Geral da República) abra uma investigação contra o parlamentar por crime tipificado na lei de segurança nacional.

Bolsonaro disse ter "todo o respeito e a consideração com os demais Poderes". "E o Judiciário obviamente é importante", acrescentou.

Neste domingo, o presidenciável falou a jornalistas que não tinha visto o vídeo com as declarações, mas disse acreditar que elas haviam sido retiradas do seu contexto original.

Eduardo Bolsonaro fala em "fechar o STF" em vídeo

Nesta segunda, ele reconsiderou sua posição. "Até fui pesado com o garoto, né? 'Quem fala isso, tem que buscar um psiquiatra'. E ele já assumiu a responsabilidade, repito, se desculpou. E no que depender de nós, obviamente, essa é uma página virada na história", declarou.

"Repito: o garoto errou, foi advertido, e vamos tocar o barco", pediu Bolsonaro.

Em mensagem postada nas redes sociais ontem à tarde, Eduardo afirmou que o vídeo "não é motivo para alarde".

"Se fui infeliz e atingi alguém, tranquilamente peço desculpas e digo que não era a minha intenção", afirmou em mensagem nas redes sociais.

Na entrevista ao SBT, o candidato à Presidência aproveitou para lembrar que o deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) propôs o fechamento do STF em abril desse ano.

"Agora, por outro lado, o Wadih Damous há poucos meses falou de forma bastante consciente em fechar o Supremo e não teve essa repercussão toda", reclamou.

Candidato a vice em sua chapa, o general Hamilton Mourão (PRTB) já havia citado a declaração do petista ao mesmo tempo em que criticou a fala de Eduardo.

Damous, que foi presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro) afirmou que era preciso "redesenhar" o Poder Judiciário e fez diversas críticas ao ministro Luís Roberto Barroso, que segundo ele "ajudou a colocar o presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] atrás das grades".

ANÁLISE: "NÃO SERÁ POSSÍVEL GOVERNAR SEM CONSIDERAR A ONDA CONSERVADORA"

Dia de Bolsonaro tem reuniões fechadas

Além de ter dado entrevista ao SBT, Bolsonaro recebeu nesta tarde a visita de uma comitiva de evangélicos chefiada pelo pastor Samuel Câmara, presidente do Conselho Geral da Convenção da Assembleia de Deus no Brasil. O grupo controla órgãos de comunicação ligados à igreja, como a TV Boas Novas.

Câmara disse se tratar de uma "visita de cortesia" e declarou que, durante o encontro, foi entregue um documento em que especifica temas relevantes do ponto de vista do segmento religioso. Questionado se colocaria à disposição de Bolsonaro os órgãos de comunicação da igreja, ele respondeu que "a Boas Novas [emissora de TV] está a serviço da felicidade do Brasil".

"Eu não sou dono de uma rede de TV. Presido uma fundação que gere órgãos de comunicação. Mas a propriedade é do povo que instituiu, de vários movimentos. Sem dúvida nenhum, a Boas Novas estará a serviço da felicidade do Brasil. Para que possa ter o Brasil acima de tudo é Deus acima de todos. Ela está pronta, sempre esteve e estará muito mais agora com alguém que representa valores tão próximos da gente."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos