Ibope: Ibaneis tem 75% e Rollemberg 25% na disputa para o governo do DF

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

  • Arte/UOL

O candidato ao governo do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) lidera o segundo turno eleitoral com 75% das intenções de votos válidos. O atual governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), tem 25%, segundo pesquisa Ibope encomendada pela TV Globo divulgada nesta terça-feira (23).

O cálculo leva em consideração somente os votos válidos. Ou seja, exclui votos em branco e nulos. A contagem é a mesma utilizada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o resultado da eleição.

Assim como no resultado desta terça, na primeira pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Distrito Federal realizada no segundo turno, divulgada na última quarta (17), Ibaneis apareceu na liderança isolada com 75% das intenções de votos válidos, enquanto Rollemberg contabilizou 25%.

Considerados os votos totais, Ibaneis tem 66% das intnções e Rollemberg, 22%. Os que declararam voto em branco ou nulo são 9%. Os que não souberam responder são 3%.

Entre os dois, Rollemberg é o candidato mais rejeitado: 59% dos entrevistados disseram não votar nele "de jeito nenhum". Os que falaram o mesmo sobre Ibaneis são 16%.

No primeiro turno, Ibaneis teve 41,97% dos votos válidos, equivalente a 634.008 votos. Rollemberg ficou com 13,94% dos votos válidos, equivalente a 210.510 votos, informou o TSE.

Na primeira pesquisa Ibope sobre a disputa ao governo do Distrito Federal realizada no segundo turno, divulgada na última quarta (17), Ibaneis apareceu na liderança isolada com 75% das intenções de votos válidos enquanto Rollemberg contabilizou 25%.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 1.204 pessoas entre 17 e 23 de outubro no Distrito Federal. Ela está registrada no TSE sob o número DF-03727/2018 e tem nível de confiança de 95%.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos