Ibope: Metade dos eleitores de Doria e França admitem que podem mudar voto

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

  • Adriana Spaca/Estadão Conteúdo

    França e Doria participam de debate nessa terça-feira (24) em São Paulo

    França e Doria participam de debate nessa terça-feira (24) em São Paulo

Metade dos eleitores que dizem votar em João Doria (PSDB) ou em Márcio França (PSB) para governador do estado de São Paulo consideram mudar sua escolha até o domingo (28), dia da votação do segundo turno. É o que mostra a última pesquisa Ibope, divulgada nessa terça-feira (23). 

A pesquisa mostra que os dois candidatos aparecem empatados tecnicamente dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O tucano aparece com 53% dos votos válidos (que exclui brancos, nulos e indecisos da conta), enquanto o atual governador tem 47%. 

Na pesquisa de campo, o entrevistador também pediu para que o eleitor escolhesse entre quatro afirmações que melhor representasse a sua intenção de votos em um dos candidatos. Ao todo, somando os dados dos dois candidatos separadamente, 49% dos eleitores de Doria e 48% dos eleitores de França admitem poder mudar sua escolha na urna. 

Veja os números:

João Doria

  • É uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum: 51%
  • É uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha: 18%
  • É uma escolha do atual momento, que durante a campanha poderá mudar: 12%
  • É apenas uma preferência inicial: 15%
  • Não sabe ou não respondeu: 4%

Márcio França

  • É uma decisão definitiva, que não mudará de jeito nenhum: 52%
  • É uma decisão firme, mas que poderá mudar no decorrer da campanha: 16%
  • É uma escolha do atual momento, que durante a campanha poderá mudar: 11%
  • É apenas uma preferência inicial: 18%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

França lidera na capital; Doria, no interior

Analisando os votos válidos dos dois candidatos na capital de São Paulo, Márcio França mantém-se na frente de Doria com 59% contra 41% do tucano. No interior paulista, a proporção é quase a mesma, mas a vantagem é do ex-prefeito de São Paulo por 60% a 40%.

Na periferia da cidade, os dois aparecem tecnicamente empatados dentro da margem de erro, com Doria à frente com 51% das intenções contra 49% de França. 

A capital de São Paulo é o maior colégio eleitoral do estado, com 9 milhões de eleitores. No primeiro turno, o tucano teve 26,3% dos votos da cidade, enquanto o governador conquistou 22,1%.

Eleito em 2016 prefeito de São Paulo, Doria prometeu em diversas ocasiões que cumpriria os quatro anos de mandato, o que não aconteceu. Após um ano e três meses, o tucano deixou a prefeitura para concorrer ao pleito estadual. Esse fato tem sido explorado pela campanha de Márcio França para atacar o ex-prefeito.

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 20 e 23 de outubro com 1.512 entrevistados em 78 municípios. O levantamento, que foi contratado pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela TV Globo, está registrado no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) com o número SP-00150/2018.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%. De acordo com o Ibope, isso significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos