"Não leva a lugar nenhum discutir política", diz Bolsonaro

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

  • Ícaro Malta/TV Aparecida

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista divulgada pela TV Aparecida, na noite desta quinta-feira (25), que seus eleitores devem evitar discussões políticas com opositores e que, em vez disso, devem tentar "arranjar" mais algum voto até domingo (28), data do segundo turno.

Apesar de divulgada nesta quinta, a entrevista foi cedida na casa do presidenciável, no Rio de Janeiro, no último sábado (20). Ao ser questionado sobre os casos de violência que vêm sendo registrados no país em meio ao cenário eleitoral, Bolsonaro voltou a dizer que são apenas casos isolados e que os lamenta.

"Começou a discussão sobre política, vai embora. Não leva a lugar nenhum discutir política, futebol. Quando agridem um eleitor que é simpático a mim, o mundo cai na minha cabeça", afirmou. Bolsonaro voltou a dizer que não tem controle nem responsabilidade sobre o que seus eleitores fazem ou deixam de fazer durante a campanha.

Apesar do apelo para evitar que seus eleitores discutam sobre política, Bolsonaro pediu para que se mantenham mobilizados. "Queremos um Brasil diferente do que foi destruído até o momento. Estou com espírito desarmado. Peço que não só repita seu voto, como arranje mais alguém", afirmou.

Durante a entrevista, Bolsonaro voltou a afirmar posições rígidas de apoio a policiais e militares, sobre redução da maioridade penal e sobre infratores da lei. Citando policiais do Rio de Janeiro assassinados, ele citou que o governo deve proporcionar respaldo jurídico. "O ser humano só respeita o que ele teme", justificou.

Sobre o sistema penitenciário brasileiro, que teve, no início do ano, uma crise entre facções criminosas, que terminaram em dezenas de mortes, principalmente no Norte e Nordeste do país, Bolsonaro afirmou não estar preocupado com os detentos, mas, sim, com os cidadãos que estão em liberdade.

"É só não fazer besteira. Pergunte a uma mãe que a filha foi estuprada se quer que um canalha desse saia da cadeia? A 'saidinha' tem ma missão para fazer aqui fora. A legislação é muito frouxa no tocante a isso. Um bom comportamento é obrigação dele [preso], não o contrário", afirmou o candidato.

"Se você for pego cometendo crime, se for preso, condenado, não vai cumprir a pena toda? Tem que mudar isso daí. Não tô preocupado com quem está preso, estou preocupado com quem está fora", disse.

Nesta noite, o candidato também deu entrevista a telejornais. Em entrevista ao Jornal da Band, Bolsonaro disse que, se for eleito, não pretende fazer reajustes via "canetaços", mas defendeu um "preço compatível com a realidade brasileiro", menor que o atual.

"Nós estamos no limite do limite", declarou, acrescentando que, apesar de como presidente não interferir no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) cobrado em cada estado, trata-se de um percentual "um tanto quanto exagerado", no entendimento dele.

(*Colaborou Gustavo Maia, do Rio)

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos