Haddad diz que não recebeu apoio do PSDB por causa de Doria

Ana Carla Bermúdez

Do UOL, em Salvador

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    1º.jan.2017 - Doria (e) e Haddad juntos na transmissão de posse do cargo de prefeito de São Paulo

    1º.jan.2017 - Doria (e) e Haddad juntos na transmissão de posse do cargo de prefeito de São Paulo

O candidato à Presidência Fernando Haddad (PT) afirmou nesta sexta-feira (26) que o PSDB não declarou apoio explícito a sua candidatura no segundo turno por influência do tucano João Doria.

Em sabatina concedida à TVE da Bahia, em Salvador, Haddad afirmou que Doria "mudou a cara do PSDB" e está "puxando o partido inteiro para a extrema-direita".

Veja também:

"Ele distorceu completamente o partido e está fazendo forte pressão para que os dirigentes do PSDB não declarem apoio à minha candidatura", disse o presidenciável. "O discurso dele lembra muito mais o da velha direita paulista do que o do PSDB."

Haddad afirmou ainda que o tucano Alberto Goldman, opositor histórico do PT e que sempre foi crítico a Doria dentro do PSDB, declarou apoio ao petista nesta semana porque "tem um nível de independência muito grande e um compromisso com os ideais históricos do partido".

Doria e Haddad foram adversários na disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2016. O tucano venceu a eleição ainda no primeiro turno, e o petista não conseguiu se reeleger.

No pleito atual, Doria tem sido um apoiador fervoroso da candidatura do rival de Haddad, Jair Bolsonaro (PSL), mesmo sem uma contrapartida explícita do presidenciável.

O PSDB, por sua vez, declarou neutralidade na disputa presidencial, e além do apoio declarado de Goldman a Haddad, o ex-presidente da República e presidente de honra do partido, Fernando Henrique Cardoso, embora não tenha manifestado voto no candidato do PT, já declarou que não votará em Bolsonaro e tem feito críticas duras ao presidenciável.

Haddad sugeriu que os tucanos que têm como referência Mário Covas, um dos fundadores do PSDB, consideram apoiá-lo por achar que Bolsonaro é "um enorme risco à democracia".

Bolsonaro lidera as principais pesquisas de intenção de voto para a disputa pelo Planalto.

Apoio de Ciro

Fernando Haddad também comentou o apoio crítico declarado pelo PDT.

"No caso do PDT, eu acho que é uma questão pessoal com o Ciro [Gomes]", disse. Logo após a confirmação do segundo turno, Ciro, que ficou em terceiro lugar, viajou para a Europa e se esquivou de participar de qualquer ato de campanha do PT. Ele retornou ao Brasil nesta sexta, às vésperas do segundo turno, mas na chegada ao país, ficou em silêncio e não conversou com a imprensa.

Segundo Haddad, a atitude de Ciro está relacionada a "episódios" dos quais ele afirma não ter feito parte.

"Eu fui colega do Ciro como ministro, nos tornamos amigos. Tentamos até uma aproximação do PT e do PDT desde janeiro deste ano", disse, fazendo referência a uma oferta para que o pedetista fosse vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Eu espero um gesto dele porque eu já fiz vários a ele", declarou Haddad.

O petista não quis conversar com jornalistas que o aguardavam na saída da sabatina. Questionado se já havia conversado com Ciro, Haddad riu e respondeu: "que horas?".

Nesta sexta, o candidato do PT participou de atos em João Pessoa e em Salvador. Amanhã, Haddad encerrará suas atividades de campanha com uma caminhada na favela de Heliópolis, em São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos