Skaf critica postura de "já ganhou" de Doria: "falta humildade"

Janaina Garcia

Do UOL, em Sorocaba (SP)

  • Janaina Garcia/UOL

Aliado do candidato à reeleição para o governo de São Paulo, Márcio França (PSB), o presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Paulo Skaf (MDB), criticou nesta sexta-feira (26) o tom adotado pelo candidato João Doria (PSDB) neste segundo turno eleitoral e disse que "falta humildade" ao tucano.

Já França reforçou que o adversário "está cada vez mais isolado" e "despencando no interior", e sentenciou: "Esta eleição deixou de ser partidária e passou a ser de caráter: ou você tem, ou não tem", repetindo um discurso que adotou nos quatro debates realizados nesta etapa.

Leia também:

França diz que "Alckmin e muita gente do PSDB" não vão votar em Doria  

Terceiro colocado no primeiro turno, Skaf acompanhou França nesta tarde em visita a uma unidade do Senai em Sorocaba, no interior do estado. O emedebista se disse "muito animado" ante uma expectativa de virada de França nas urnas — ainda que numericamente à frente do pessebista, o tucano apareceu tecnicamente empatado com o concorrente nas últimas pesquisas Ibope e Datafolha.

"França é homem de palavra e tem o comportamento de governador de São Paulo; Doria está tentando enganar, não perde uma oportunidade", afirmou. "Tem que aguardar o dia da eleição, nunca vi alguém falar que já ganhou. É falta de humildade e de respeito a quem tem direito ao voto", completou.

Por outro lado, o emedebista admitiu que, passada a eleição, a relação entre ele e Dória se mantém a mesma de antes do segundo turno.

"Nunca tive grande relação com Doria e vou continuar a ter. Mas vou torcer muito para que Márcio seja eleito", defendeu.

O ato conjunto é uma tentativa de ampliar a transferência de votos do eleitor de Skaf para o atual governador. Segundo a última pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (25), 50% dos eleitores do emedebista têm intenção de votar no aliado de Skaf, enquanto os outros 50% têm preferência por Doria.

A escolha da cidade também faz parte de uma estratégia de França para melhorar em cidades do interior, onde o ex-prefeito de São Paulo lidera nas pesquisas Ibope e Datafolha. Em Sorocaba, o tucano foi o mais votado no primeiro turno, com 38,38% dos votos válidos. Skaf recebeu 20,09%, seguido por França, com 15,29%. Aliás, a cidade já havia recebido um ato de campanha de Doria na quarta-feira (24).

Além do Senai, França também visitou uma igreja evangélica nesta manhã e participou de entrevista em duas emissoras de televisão. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos