Bolsonaro defende 'obediência à Constituição' e adota tom moderado na web

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Twitter

    No Twitter, o candidato defendeu 'obediência à Constituição'

    No Twitter, o candidato defendeu 'obediência à Constituição'

Na véspera do segundo turno das eleições presidenciais, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em uma de suas contas nas redes sociais neste sábado (27), que seguirá a ordem legal, se eleito. Na reta final da campanha, o capitão da reserva tenta moderar o discurso, em um aceno aos eleitores avessos às falas polêmicas.

"A forma de mudarmos o Brasil será através da defesa das leis e da obediência à Constituição. Assim, novamente, ressaltamos que faremos tudo na forma da Lei! Qualquer forma de diferenciação entre os brasileiros não pode ser admitida. Todo cidadão terá seus direitos preservados", escreveu no Twitter.

Direitos de estrangeiros no Brasil

Em outro post, Bolsonaro citou direitos de estrangeiros no país. "Qualquer pessoa no território nacional, mesmo não sendo cidadã brasileira, tem direitos inalienáveis como ser humano, assim como tem o dever de obedecer às leis do Brasil", escreveu o capitão reformado.

Diversidade e família

Também nesta manhã, o perfil do candidato no Twitter publicou uma foto de Bolsonaro ao lado da filha, Laura, com um texto dividido em quatro tópicos: diversidade, liberdade, família e propriedade privada.

O texto diz:

  • "Este é um país de todos nós, brasileiros natos ou de coração. Um Brasil de diversas opiniões, cores e orientações.
  • As pessoas devem ter liberdade de fazer suas escolhas e viver com os frutos dessas escolhas, desde que não interfiram em aspectos essenciais da vida do próximo.
  • Os frutos de nossas ações afetivas tem um nome: FAMÍLIA.
  • Os frutos materiais dessas escolhas, quando gerados de forma honesta em uma economia de livre iniciativa, têm nome: PROPRIEDADE PRIVADA! Seu celular, seu relógio, sua poupança, sua casa, sua moto, seu carro, sua terra são os frutos de seu trabalho e de suas escolhas! São sagrados e não podem ser roubados, invadidos ou expropriados!"

Mudança de tom na reta final

As publicações deste sábado (27) ilustram a tentativa de moderar o discurso do candidato na reta final da campanha, numa tentativa de reduzir a rejeição e de atrair eleitores avessos às falas polêmicas de Bolsonaro.

Na última semana, em transmissão para uma multidão de apoiadores em São Paulo, Bolsonaro falou em "faxina". "Ou vão para fora, ou vão para a cadeia. Esses marginais vermelhos serão banidos de nossa pátria", disse. As declarações foram duramente criticadas, inclusive por figuras como Fernando Henrique Cardoso.

Jair Bolsonaro adota tom ameno na reta final da disputa eleitoral

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos