No RJ, Bolsonaro vota sob forte segurança; em SP, Haddad pede tranquilidade

Nathan Lopes, Ana Carla Bermúdez, Gustavo Maia e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

  • Ricardo Moraes/Reuters e Jales Valquer/FramePhoto/FOLHAPRESS

    Os candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

    Os candidatos à Presidência, Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT)

Os candidatos à Presidência votaram pela manhã neste domingo (28). O presidenciável e deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) votou por volta das 9h15 na zona oeste do Rio, usando colete à prova de bala e sob esquema de segurança reforçado. O candidato do PT, Fernando Haddad, registrou seu voto por volta das 10h15, na zona sul de São Paulo. O petista declarou esperar que o dia transcorra com "muita tranquilidade".

A apuração de votos para presidente começará às 19h e o resultado será divulgado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda neste domingo.

Leia também:

Bolsonaro driblou a imprensa e entrou pelos fundos do colégio onde vota. Policiais federais e militares do Exército reforçaram a segurança no trajeto do candidato e na zona eleitoral, onde todos os eleitores passam por revista, inclusive com detector de metais. Bolsonaro foi vítima de uma facada durante ato de campanha em Juiz de Fora (MG), no dia 6 do mês passado, e sua equipe afirma que há ameaças de um novo atentado. A PF não comentou.

No retorno para casa, a comitiva parou e o candidato saudou seus apoiadores, reunidos no endereço de Bolsonaro na Barra da Tijuca. Após o aceno do deputado, eleitores no local o chamaram de "mito". Os seguranças demonstraram apreensão e um policial federal chegou a gritar com um colega para que o carro entrasse logo no condomínio.

Após votar, Bolsonaro acena para eleitores em frente à sua casa

Em entrevista à imprensa, Haddad comemorou os resultados das pesquisas de intenção de voto. Segundo os levantamentos, houve uma queda na diferença entre ele e Bolsonaro. "Estou muito confiante que vamos ter um grande resultado hoje. Vamos lutar até o último minuto. As pesquisas indicam uma retomada importante da intenção de voto no nosso projeto. E eu confio na democracia, confio no povo brasileiro", disse. Mais cedo, tomou café da manhã com lideranças petistas.

Haddad é recebido por apoiadores no colégio onde vota em SP

Na noite deste sábado (27), levantamentos do Datafolha e Ibope trazem Bolsonaro na liderança, mas os números indicam que diminuiu a diferença sobre Haddad na reta final da campanha. Na primeira, teve 55% dos votos válidos contra 45% do candidato do PT, Fernando Haddad. Na segunda, 54% contra 46% do petista.

Haddad chegou ao segundo turno com 29% dos votos válidos, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que teve 46%.

Último dia de campanha

No último dia de campanha, neste sábado (27), os candidatos apostaram em transmissões feitas em redes sociais para conversar com o eleitor.

Bolsonaro permaneceu em casa e, em vídeo ao vivo, se disse um "escravo da Constituição". Já o petista, além da transmissão com celebridades, teve também uma agenda de rua: uma caminhada por Heliópolis, favela de São Paulo.

O sábado também reservou surpresas como a declaração de apoio a Haddad por parte de Joaquim Barbosa, ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e ex-relator na Corte do caso de esquema de corrupção conhecido como "mensalão".

Por outro lado, o candidato derrotado pelo PDT, Ciro Gomes, voltou de viagem à Europa, mas não declarou apoio a Haddad, como esperado. Limitou-se a pedir o voto "contra a intolerância".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos