Após princípio de confusão, eleitores de Bolsonaro celebram na av. Paulista

Flávio Costa

Do UOL, em São Paulo

Discursos e palavras de ordem contra o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deram o tom da comemoração dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) que se concentraram na avenida Paulista, em São Paulo, na noite deste domingo (28). Um pequeno confronto com eleitores petistas marcou o início da festa.

Por volta das 19h, no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), houve confronto entre apoiadores do candidato Fernando Haddad (PT) e de Bolsonaro, logo após o anúncio da vitória do presidenciável do PSL. Eleitor do PT, um homem teve sua bandeira arrancada. Ela foi queimada, posteriormente, apurou o UOL.

Policiais militares intervieram e dispararam balas de borracha para dispersar as pessoas, apesar da negativa da assessoria da corporação sobre uso de força no local. Em resposta, alguns manifestantes jogaram pedras em direção aos PMs.

"Havia um grupo de pessoas num 'rolezinho' no vão livre do Masp. Houve uma rispidez entre eles e eleitores de Bolsonaro. A tropa apenas se posicionou para intervir se necessário, o que não aconteceu". Posteriormente, a PM informou que deteve três pessoas, mas não foi informou o motivo das prisões. A reportagem testemunhou a prisão de um homem acusado de tentar roubar um celular. Os detidos foram levados para a 78° DP (Jardins).

Após esta confusão inicial, a Paulista passou a ser ocupada pelos eleitores de Bolsonaro, em sua maioria vestidos de verde e amarelo. "Espero que ele seja um presidente que diminua os impostos, que diminua a carga de quem quer empreender. É isso que eu espero de Bolsonaro", afirmou o gerente predial Raul Antonio Gomes, 52.

"Eu estou livre de ter ajudado a livrar o país da quadrilha do PT", diz a agente de viagens Cláudia Coutinho, 32, que compareceu à avenida para comemorar a vitória de Bolsonaro, na noite deste domingo. "Ele também tem que escolher apenas as melhores pessoas para compor o ministério", acrescenta.

Por volta das 21h, os eleitores de Bolsonaro cantaram à capela o hino nacional do Brasil. Fogos de artifícios foram disparados por alguns dos presentes.

PT é o câncer do Brasil, e Bolsonaro, a quimioterapia, diz eleitor

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos