Como anular o voto nas eleições deste domingo?

Do UOL, em São Paulo

  • Fernando Bizerra Jr/EFE

    Para quem quer anular o voto, basta digitar qualquer combinação de números que não seja utilizada por nenhum candidato, como por exemplo "00" ou "99"

    Para quem quer anular o voto, basta digitar qualquer combinação de números que não seja utilizada por nenhum candidato, como por exemplo "00" ou "99"

Nem Bolsonaro, nem Haddad. Para quem não se identifica com as propostas dos candidatos do Partido Social Liberal e do Partido dos Trabalhadores, ou com os candidatos que concorrem ao governo do seu Estado, resta uma opção: anular o voto ou votar em branco nas eleições deste domingo (28).

Leia também:

Para quem quer anular o voto, basta digitar qualquer combinação de números que não seja utilizada por nenhum candidato, como por exemplo "00" ou "99". A urna eletrônica informará na tela que o número é errado e o voto é nulo. Se o eleitor aperta a tecla "confirma", o voto é registrado definitivamente como nulo.

Já para votar branco basta o eleitor apertar a tecla "branco" na urna eletrônica e, em seguida, aperta a tecla verde para confirmar. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não há diferenças, na prática, dos votos brancos e nulos. Ambos não são considerados na hora da contagem e não influenciam no resultado.

Voto nulo pode anular eleições?

De acordo com o TSE, por maior que seja a quantidade de votos nulos e brancos, não existe a possibilidade de anulação da eleição por meio dessa ferramenta. Ou seja, se em uma eleição apenas uma parte minoritária dos eleitores votar em candidatos, o mais votado será eleito mesmo que a maioria tenha optado por anular o voto.

Até 1997 os votos brancos contavam como válidos nas eleições proporcionais - deputados federais, estadual ou vereador -, mas deixaram de ser considerados, por isso a confusão. Para o TSE, os votos brancos e nulos são apenas uma forma de protesto do eleitor.

As eleições podem ser invalidadas, contudo, caso mais de 50% dos votos sejam anulados pela Justiça Eleitoral por motivos de fraude, por exemplo. Segundo o Código Eleitoral, caso o pleito seja anulado, novas eleições devem ser convocadas num período de 20 a 40 dias. 

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos