Eleitor erra digitação, filma, acusa fraude e foge no PA; PF vai investigar

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

Um eleitor gravou um vídeo mostrando suposto erro em uma urna eletrônica em Belém (PA) neste domingo (28). Após ele digitar o número do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), aparece na tela mensagem de voto nulo. O que acontece é que, naquele momento, ele deveria ter digitado o número do candidato ao governo do estado. 

O eleitor se revoltou e começou a gravar a suposta fraude com seu telefone celular. O vídeo foi divulgado diversas vezes pelas redes sociais. 

Leia também:

No vídeo, o eleitor se identifica como Paulo Roberto de Goes Pereira e chama as pessoas que estavam na seção para ver o suposto erro. Segundo a Legislação eleitoral, é proibido usar aparelhos eletrônicos na cabine de votação e não é permitida a captação de imagens.

A presidente da mesa tentou impedir a filmagem, mas o homem a empurrou e continuou gravando. A Polícia Militar foi chamada, mas, segundo o TRE-PA (Tribunal Regional Eleitoral do Pará), o homem se apresentou à equipe da PM como policial da reserva e, pelo fato de ter uma patente maior que a dos agentes públicos, não foi preso. 

A juíza da 97ª Zona Eleitoral, Ana Patrícia Mendes, onde a seção está localizada, determinou à polícia a busca do eleitor para efetuar a prisão em flagrante. Até a publicação deste texto, o homem não havia sido encontrado. A Polícia Federal informou que vai instaurar inquérito criminal com base no registro da ata da seção.

O TRE-PA disse que o homem deve responder criminalmente por obstrução e por ter atribuído dados falsos à Justiça Eleitoral. O Tribunal ainda informou que 20 urnas foram substituídas no Pará, de acordo com dados registrados até às 13h.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos