PSDB tem o menor número de governadores eleitos desde 1990

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

  • Nilton Fukuda/Estadão Conteúdo

    Com João Doria, PSDB mantém a hegemonia do partido no estado de São Paulo

    Com João Doria, PSDB mantém a hegemonia do partido no estado de São Paulo

O PSDB elegeu neste ano o menor número de governadores desde 1990, quando o partido, fundado em 1988, ainda engatinhava. Dos seis candidatos tucanos que disputaram o segundo turno nos estados, somente três saíram vencedores – a legenda não havia conseguido eleger nenhum governador no primeiro turno.

A sigla venceu com João Doria, em São Paulo; Eduardo Leite, no Rio Grande do Sul; e Reinaldo Azambuja, que foi reeleito em Mato Grosso do Sul. Perderam as disputas neste domingo (28) os tucanos Antonio Anastasia, em Minas Gerais; Expedito Júnior, em Rondônia; e José de Anchieta, em Roraima.

Leia mais:

Somente em 1990, na primeira vez em que participou de eleições estaduais, o PSDB elegeu um número menor de governadores. Na época, o único estado conquistado pelo partido foi o Ceará, com Ciro Gomes, hoje filiado ao PDT e candidato derrotado à Presidência no primeiro turno.

Nas eleições de 1994, acompanhando a vitória de Fernando Henrique Cardoso na disputa presidencial, o PSDB venceu em seis estados. Em 1998, o partido conquistou um estado a mais, passando para sete governadores, número mantido nas duas eleições seguintes (2002 e 2006).

Em 2010, o partido avançou, com vitórias em oito estados. Quatros anos atrás, os tucanos já haviam sofrido uma queda, com seis governadores eleitos.

Apesar da redução em 2018, a eleição de Doria garante ao partido a manutenção da hegemonia no estado mais rico e populoso do país. Foi a sétima vitória seguida de um tucano em São Paulo, o que deve proporcionar à legenda um domínio de praticamente 28 anos no estado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos