Vereadora do PSL é presa em AL por suspeita de compra de voto para Haddad

Aliny Gama, Beatriz Montesanti e Flávio Costa*

Do UOL, em Maceió e em São Paulo

  • Divulgação

    A vereadora Eliana Fofa durante posse em Santana do Ipanema, em janeiro de 2017

    A vereadora Eliana Fofa durante posse em Santana do Ipanema, em janeiro de 2017

A vereadora Josefa Eliana da Silva Bezerra, do PSL, partido do presidenciável Jair Bolsonaro, foi presa em flagrante no começo da tarde deste domingo (28) em Santana do Ipanema, município a 206 km de Maceió (AL). Ela estava distribuindo a eleitores lanches e brindes com adesivos do candidato Fernando Haddad (PT), próximo a uma seção eleitoral do município.

Conhecida como Eliana Fofa, ela foi denunciada por fiscais do próprio PSL.

"Essa vereadora faz parte do antigo PSL, antes da entrada de Bolsonaro. Ela foi denunciada por nossos fiscais recém-filiados. Ela será expulsa do partido", afirmou ao UOL o presidente do PSL em Alagoas, Flávio Moreno.

Leia também:

A prisão foi feita pelo promotor de Justiça Luiz Tenório, que, após receber a denúncia, dirigiu-se ao local e constatou que a vereadora estava com um veículo repleto de adesivos de Haddad. "Diante do flagrante, a vereadora foi encaminhada à delegacia da cidade", informou o promotor.

Inquérito deve apurar compra de voto

Um inquérito foi instaurado para saber se a vereadora estava praticando suposta compra de votos. Em nota, o Ministério Público Estadual informou que o promotor que efetuou a prisão não pode afirmar nada por enquanto, para não emitir juízo de valor.

"A instauração do inquérito já foi solicitada por ele, exatamente para que sejam apuradas as circunstâncias do ocorrido", informou o órgão, por meio de assessoria.

Já foi detida em 2013 

Essa não é a primeira vez que Eliana Fofa é detida. Em 2013, quando não estava em exercício, ela foi denunciada pelo MP por crimes de fraude à licitação, peculato, falsidade ideológica e formação de quadrilha por compra de combustíveis e aluguel de veículos a partir de contratos irregulares entre 2008 e 2012.

Outros 14 vereadores e ex-vereadores foram presos na operação. Os políticos foram soltos dois dias depois, após a justiça acatar um pedido de habeas corpus.

Eliana foi eleita para a Câmara municipal de Alagoas em 2016 pela coligação que unia PSL, PMDB, PR, DEM e PSD. Ela é filiada ao PSL desde 1999.

Aliada do prefeito, que apoia Haddad

Membro do diretório municipal do PT em Santana do Ipanema, Paulo César Santana, explicou ao UOL que a vereadora faz parte do mesmo grupo político do prefeito da cidade, Isnaldo Bulhões, que é do MDB e apoia a candidatura de Haddad. A informação foi confirmada pelo promotor Luiz Tenório.

"É até estranho uma vereadora de um partido que está de posse do material de campanha presidencial do adversário, mas como existe essa coligação antiga com o prefeito, pode explicar porque ela é do PSL e estava com material do PT", disse o promotor.

Até as 17h, a vereadora continuava detida prestando depoimento à delegacia de Santana do Ipanema. A reportagem tentou, sem sucesso, falar com o advogado Osman Gaia, que está no local.

* Com Estadão Conteúdo

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos