Witzel vence em quase todo o estado do Rio, mas perde para Paes na capital

Téo Takar

Do UOL, em São Paulo

  • Estadão Conteúdo

    Witzel foi eleito com vantagem na baixada fluminense e na região metropolitana do Rio

    Witzel foi eleito com vantagem na baixada fluminense e na região metropolitana do Rio

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) venceu Eduardo Paes (DEM) em 89 dos 92 municípios fluminenses, mas perdeu na capital, onde Paes foi prefeito até 2016.

Paes conseguiu 51,69% dos votos válidos dos cariocas no segundo turno, revertendo o quadro do primeiro turno, quando obteve apenas 24,01% dos votos na capital e perdeu para Witzel, com 39,01%.

Leia também:

No entanto, a diferença de Paes para Witzel, no segundo turno, na capital foi de apenas 106 mil votos, quantidade insuficiente para compensar a larga vantagem de votos obtida pelo governador eleito em cidades populosas da região metropolitana e no interior do estado.

Paes teve vitória apertada em Niterói

Além da capital, o ex-prefeito do Rio só terminou o segundo turno na frente do ex-juiz federal em Niterói, com 50,99% dos votos válidos – o que corresponde a uma vantagem de apenas 5.227 votos – e em Rio das Flores, cidade da região serrana de 8.507 eleitores, onde conquistou 62,75% dos votos válidos.

Witzel havia liderado em Niterói no primeiro turno, com 38,31%, contra 16,79% de Paes. Rio das Flores foi a única cidade em que Paes confirmou a vitória vista no primeiro turno, quando obteve 47,11% dos votos, contra 21,24% do governador eleito.

Witzel tirou sete cidades de Paes no segundo turno

O ex-juiz federal conseguiu reverter o quadro a seu favor em sete cidades onde o ex-prefeito havia vencido no primeiro turno: Comendador Levy Gasparian, Laje do Muriaé, Macuco, Quissamã, São José de Ubá, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes.

Em São José de Ubá, no norte do estado, Paes registrou 2.002 votos no segundo turno, menos do que os 2.361 votos conquistados no primeiro turno. Witzel saltou de 1.814 para 3.081 votos na cidade entres os dois turnos.

Vantagem importante na baixada fluminense

O governador eleito conquistou municípios populosos da baixada fluminense e da região metropolitana do Rio, com larga vantagem frente a Eduardo Paes, como em Duque de Caxias (67,94% dos votos válidos), Nova Iguaçu (69,46%), São Gonçalo (65,99%) e São João de Meriti (67,32%).

As votações mais expressivas de Witzel aconteceram nas cidades de São Pedro da Aldeia (82,48%), São José do Vale do Rio Preto (81,73%) e Itaperuna (78,46%).

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos