Análise: Bolsonaro pode capturar eleitor cativo do PT com programas sociais

Do UOL, em São Paulo

O presidente da República eleito Jair Bolsonaro (PSL) pode conseguir cativar de vez o eleitor de classe mais baixa, que foi fiel ao PT por tantos anos. Na visão dos colunistas do UOL, Josias de Souza e Leonardo Sakamoto ele terá sucesso na empreitada se mantiver os programas sociais.

"Parece que ele já enxergou a importância dos programas sociais, ele não vai desmontar esses programas sociais, está falando em depurar, em eliminar fraudes, mas já fala em 13º para o Bolsa Família. Quer dizer, é um discurso muito adocicado. Seja por oportunismo ou porque se converteu aos problemas sociais, aparentemente ele vai manter. Então, esse eleitorado que hoje é fiel ao PT ele tende a enxergar o próximo governo, se o governo mantém minimamente os programas: 'Bom, o diabo não é tão feio quanto parecia'. E fico a me perguntar se na sucessão de Jair Bolsonaro o PT ainda terá esses eleitores", disse Josias.

Leia também:

"Eu acho que se o Bolsonaro conseguir atuar num tripé, no caso manter programas sociais de renda mínima, de garantia mínima de dignidade para parcelas da extrema pobreza ou muito pobres, se conseguir atuar minimamente no crescimento econômico gerando empregos eu não tô falando qualquer emprego, estou falando emprego mesmo precário, mas ele conseguir gerar emprego e se ele conseguir reduzir a sensação de insegurança (da população), que é uma coisa que tem que ser combatida paralelamente, provavelmente esse eleitorado vai falar ótimo, conseguimos alguém para substituir a anterior", acrescentou Sakamoto.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos