Análise: partidos vão precisar se reinventar depois das eleições de 2018

Do UOL, em São Paulo

Para o colunista político do UOL Josias de Souza os partidos precisam mudar de postura após a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) para a presidência do Brasil. "Tudo que nós estamos falando aqui é correto. Agora, até para reagir a isto, para você ter uma oposição que seja consistente, que as pessoas olhem e levem a sério, os partidos que pretendem fazer oposição eles têm que fazer uma autocrítica, mas é mais do que uma autocrítica, uma revisão de procedimentos".

"Uma reinvenção", completou o colunista político do UOL Leonardo Sakamoto. 

Para Josias, com a operação Lava Jato, Bolsonaro ganhou força. "O que aconteceu no país pode se discordar, concordar, existia uma operação que chama Lava Jato. Essa operação mostrou que a corrupção é sistêmica. Muito bem. Associou-se à esta operação uma crise econômica muito severa, que foi acentuada no governo da Dilma Rousseff. Esta crise econômica levou as pessoas, no imaginário, construir a seguinte formulação: a roubalheira está prejudicando o serviço de educação, de saúde, de segurança... e disso resultou Jair Bolsonaro."

O filósofo Vladimir Sataflhe também destaca a importância de uma reformulação partidária. "Eu diria até que nem é uma questão de autocrítica. Acho que, no que diz respeito a oposição, precisa de uma refundação, no sentido mais forte do termo. Já passou. Eles não funcionam mais. Eles não vão conseguir mais funcionar. A pressão que eles vão receber é enorme. De vários setores e também do próprio governo. Então, eles precisam, de fato, de uma refundação".

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos