Mesmo derrotado, Haddad venceu na maioria das cidades do país

Do UOL, em São Paulo

  • Eduardo Anizelli/Folhapress

    Segundo colocado, candidato do PT venceu em 2.810 municípios do Brasil

    Segundo colocado, candidato do PT venceu em 2.810 municípios do Brasil

No segundo turno das eleições presidenciais deste ano, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) venceu em 2.760 cidades no país. O número, no entanto, foi menor que o do segundo colocado, o candidato Fernando Haddad (PT), que venceu em 2.810 municípos.

Proporcionalmente, a cidade que mais votou no capitão da reserva foi Nova Pádua (RS), onde Bolsonaro venceu com 92,96% dos votos, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já Haddad teve sua votação mais expressiva em Guaribas (PI) onde registrou 97,99% dos votos válidos. O petista venceu em todos os estados do Nordeste – no Piauí, teve seu melhor desempenho, com mais de 1,4 milhão de votos, 77,05% dos votos válidos. Já Bolsonaro foi 1º colocado em toda a região Sul e também no Sudeste e Centro-Oeste.

Leia também:

A cidade de Guaribas, que ficou conhecida por ter sido 'projeto-piloto' de implementação do programa Fome Zero, do governo do ex-presidente Lula (PT) em 2003, também deu votação expressiva a Haddad no primeiro turno. Foram 2.785 votos, ou 93,24% dos sufrágios. Na cidade, Bolsonaro teve 58 votos no primeiro turno e 59 no segundo.

Em termos numéricos, no entanto, ambos tiveram suas melhores votações na mesma cidade. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Jair Bolsonaro teve pouco mais de 3,6 milhões de votos, e Haddad computou 2,42 milhões também na capital paulista.

Últimas eleições

No segundo turno de 2014, que confirmou a reeleição da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o Partido dos Trabalhadores havia vencido em 3.527 municípios. Seu rival, o candidato Aécio Neves (PSDB), conquistou maioria em 2.043 cidades do país. Em uma comparação com a eleição de 2018, o PT teve uma queda de 20,3% no número de cidades em que obteve a maioria dos votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos