Sucesso de Bolsonaro depende da reforma previdenciária, diz Kim Kataguiri

Do UOL, em São Paulo

O deputado eleito Kim Kataguiri (DEM) acredita que Jair Bolsonaro (PSL) terá sucesso perante seus eleitores caso consiga aprovar a reforma previdenciária. "É uma preocupação bastante grande, porque o sucesso deste governo depende, na minha opinião, única e exclusivamente de uma aprovação da reforma previdenciária", analisa o político em entrevista ao UOL.

Kim, que foi eleito por São Paulo com mais de 465 mil votos, se encontrou com o líder do PSL na semana passada e afirma que Bolsonaro tem convicção que pode avançar no tema da Previdência logo no início do mandato. "A percepção que ele tem é que, neste primeiro momento, mesmo que pelo histórico do Brasil de que o presidente nos seis primeiros meses tem poderes quase que imperiais, tem a perspectiva de aprovar rapidamente a reforma previdenciária. Não estou tão confiante, mas trabalho para que aconteça".

Leia também:

"O meu trabalho tem sido justamente de conversar com os reeleitos e os eleitos agora para ver o máximo de alianças possíveis que a gente possa fazer em uma reforma previdenciária neste primeiro momento", disse o deputado. "Necessariamente, Jair Bolsonaro, para aprovar uma reforma previdenciária, vai precisar de um apoio do MDB, por exemplo, e não sei como isso vai dar. Se ele vai pressionar midiaticamente para que os parlamentares votem, se ele vai abrir segundo, terceiro escalão de ministérios e negociação com esses parlamentares".

"Se o parlamentar não tem convicção necessária, se ele está votando contra [a reforma] simplesmente porque está esperando algum tipo de cargo e não por ideologia ou convicção pessoal e sabe que vai perder votos por causa disso, tem que ser exposto", completa Kim. "Eu acho que a exposição neste sentido, as razões pelas quais eles estão dando os seus votos, são importantes de ser definidas".

Kataguiri comenta candidatura à presidência da Câmara

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos