Zema critica "cabide de empregos" e fala em "jogar bem" para ganhar torcida

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

Eleito novo governador de Minas Gerais após derrotar o ex-governador Antonio Anastasia (PSDB), o empresário Romeu Zema (Novo) criticou nesta segunda-feira (29) aquilo que definiu como "cabide empregos" mantido por antecessores e avaliou que a política se transformou em um "verdadeiro balcão de negócios".

"Os partidos políticos se transformaram em um verdadeiro balcão de negócios. Os governos, aqui em Minas, sempre foram perdulários e isso foi o início de todos os males. Eu quero levar essa disciplina, essa questão de eficiência para dentro do Estado. E os políticos de sempre, nós sabemos, estão mais preocupados em se articular, em manter os 'cabides de emprego', do que propriamente fazer uma gestão eficiente do Estado", disse Zema, em entrevista concedida ao canal Globo News.

Zema fez uma comparação inusitada, ao dizer que "um partido deve funcionar igual a um time de futebol". "Primeiro, eles têm de jogar bem para conquistar uma torcida expressiva, e que essa torcida se transforme em sócios, em pagantes. É assim que os times fazem, e isso obriga que eles tenham que correr sempre atrás de uma eficiência", afirmou.

Leia também:

Questionado sobre uma possível reeleição, Zema afirmou que o estatuto de seu partido, o Novo, não permite que políticos –do Legislativo ou Executivo-- tenham um segundo mandato.

"Eu quero exercer o meu mandato com total liberdade, mas, neste momento, não tenho a minha pretensão de fazer 'carreirismo político'. Eu quero contribuir para o meu estado. Sempre preguei distância da política, mas, agora, aos 54 anos, eu percebi que nós, que temos ética, abrimos espaço para os que não têm."

O empresário Romeu Zema foi eleito o novo governador de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, com 71% dos votos, contra 28% de Anastasia (PSDB). A eleição de Zema representa a primeira conquista de um cargo executivo pelo partido Novo, fundado em 2011. A sigla elegeu neste ano 12 deputados estaduais (três na Assembleia de Minas) e oito deputados federais (dois mineiros).

Análise: Zema será vitrine do partido Novo para eleições de 2022

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos