PT sai grande da eleição e vai liderar a oposição, diz membro da Executiva

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

Membro da Executiva Nacional do PT, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) afirmou nesta terça-feira (30) que o partido precisa que comemorar o resultado da eleição. A direção do partido debate ao longo do dia de hoje os próximos passos e seu posicionamento no cenário político depois da derrota do candidato Fernando Haddad para Jair Bolsonaro (PSL).

Para Guimarães, o partido demonstrou força com o resultado da disputa, o que credencia o PT para liderar a oposição. "Em 20 dias, nós colocamos um candidato no segundo turno que conseguiu 47 milhões de votos. Portanto, nós temos é que comemorar", disse. "Fazermos as correções internas e sinalizarmos uma oposição responsável para com o país."

Guimarães também defende que o partido esqueça o candidato do PDT Ciro Gomes e lidere a oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL). "Esqueça Ciro Gomes. Que ele cuide da vida dele que nós vamos cuidar da nossa", disse o deputado ao chegar à reunião. "Vida que segue, nós temos voto."

Guimarães disse ainda que o PT não vai pedir "desculpa a ninguém por ter ido ao segundo turno".

Depois das declarações dos irmãos Ciro e Cid Gomes (PDT) na reta final da campanha, Guimarães foi um dos petistas mais irritados com as declarações. Ele defendeu rever a aliança do PT com a família Gomes.

Sobre a esquerda ainda estar dividida para conseguir uma frente de oposição, o deputado pede "calma e paciência" e diz que com humildade, o partido vai reconstruir a oposição. "Na hora certa, se juntam. Agora, ninguém pode é ficar levando atrevimento para casa. Ainda mais um partido como o nosso, que elegeu um monte de deputados federais, o maior número de governadores. O PT sai grande da eleição."

Participaram da reunião Haddad, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e a ex-presidente da República Dilma Rousseff, além dos integrantes da direção do partido.

Para Guimarães, Haddad sai como uma liderança nacional do partido e diz que agora o PT deve "corrigir o que precisa ser corrigido" e olhar para o futuro. "Diferentemente do que alguns pensam, ninguém lidera a oposição sem o PT. Ele tem voto e, com voto, tem liderança."

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos