Mourão encontra Doria, sela apoio do PRTB e surpreende presidente do PSL

Constança Rezende

Rio de Janeiro

  • Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

    11.out.2018 - João Doria ao lado de Levy Fidelix e Rodrigo Tavares, do PRTB

    11.out.2018 - João Doria ao lado de Levy Fidelix e Rodrigo Tavares, do PRTB

O general Hamilton Mourão (PRTB), vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), selou apoio nesta quarta-feira, 17, ao candidato ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB). Os dois se encontraram pela primeira vez nesta quarta, em um hotel na zona sul de São Paulo. Eles conversaram sobre política, tiraram fotos e gravaram vídeos, que serão utilizados na campanha do tucano.

A decisão de Mourão de apoiar Doria foi comunicada pelo Estado ao presidente do PSL, Gustavo Bebianno, que reagiu com surpresa e disse não saber da reunião. Bolsonaro já havia anunciado que não daria apoio a Doria e que se manteria neutro na disputa em São Paulo. Nesta quarta, o presidente estadual do PSL, Major Olímpio, confirmou a posição de neutralidade do partido. Olímpio apoia o rival de Doria, Márcio França (PSB), mas de forma pessoal.

O PRTB teria deixado claro a Doria que o apoio a ele seria apenas do partido e de Mourão, e não da chapa de Bolsonaro. "A gente respeita a opinião do PSL, mas temos a nossa autonomia para tomar as nossas decisões no Estado de São Paulo", disse um interlocutor do PRTB ao jornal O Estado de S. Paulo. Na semana passada, o partido já havia anunciado o apoio ao tucano no estado

O encontro foi acompanhado pelo presidente do PRTB, Levy Fidelyx, e foi considerado uma extensão do apoio manifestado pelo partido à candidatura de Doria. O material feito na reunião será utilizado nas redes sociais dos dois partidos, a partir desta quinta-feira, 18. Caso seja recebido bem pelos eleitores, será usado também no programa eleitoral de Doria.

Na reunião, Mourão e Doria também conversaram sobre as suas afinidades políticas. No último dia 12, Doria tentou, sem sucesso, se encontrar com Bolsonaro, no Rio de Janeiro. O presidenciável teria informado a Doria que estava indisposto, apesar de ter recebido várias visitas de apoiadores durante o dia, em sua casa, na Barra da Tijuca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos