TSE concede direito de resposta a Bolsonaro em programa de Alckmin

Ricardo Brito

Em Brasília

  • Nelson Almeida/AFP

    17.ago.2018 - Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) se cumprimentam durante debate da RedeTV!/IstoÉ

    17.ago.2018 - Jair Bolsonaro (PSL) e Geraldo Alckmin (PSDB) se cumprimentam durante debate da RedeTV!/IstoÉ

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu nesta quarta-feira (12) conceder direito de resposta à coligação do candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, para permitir que ele responda a críticas veiculadas no programa de rádio do Geraldo Alckmin (PSDB).

Bolsonaro terá direito a 1min14 para se posicionar sobre o que a defesa considera desvirtuamento da fala do candidato e de montagem, com intuito depreciativo, para fazer o eleitor acreditar que ele é contra pobres. A peça veiculada fala do candidato do PSL que diz ter votado na Câmara contra a chamada PEC das Domésticas, mas fora do contexto.

O tempo determinado pela decisão do TSE é mais do que 9 programas que o Bolsonaro tem atualmente -- seus programas são de 8s.

Em sua decisão, o ministro afirmou que a propaganda publicou resposta de Bolsonaro fora de um contexto e que isso "ultrapassou a esfera da mera crítica política, espraiando-se em verdadeira divulgação de fato distorcido, perceptível de plano".

"Dessa forma, nos moldes dos precedentes desta Corte Superior, deve ser concedido o direito de resposta, para o fim de reequilibrar a distribuição do espaço das mensagens propagandísticas, evitando-se o abuso e possibilitando a isonomia em prol da liberdade de expressão em sentido contrário ao veiculado", disse Salomão, em decisão obtida pela Reuters.

Receba notícias do UOL. É grátis!

UOL Newsletter

Para começar e terminar o dia bem informado.

Quero Receber

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos