ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

27. Valdemar Costa Neto quer sigilo para 'negócio errado' no governo

Data de divulgação
12.jul.2012

O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR-SP) falou sobre um "negócio errado" no Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) a José Francisco das Neves, ex-presidente da Valec –empresa pública de planejamento de ferrovias. A notícia foi dada pelo jornal "O Globo" em 12.jul.2012.

A fala de Valdemar foi gravada pela Polícia Federal (PF) em uma interceptação telefônica de 8.dez.2011, afirma o jornal. O deputado teria pedido segredo para o "negócio errado".

A revelação da conversa ocorreu na mesma época em que José Francisco, conhecido como Juquinha, foi preso pela PF na Operação Trem Pagador. Ele é suspeito de desviar recursos da construção da Ferrovia Norte-Sul.

Notícia publicada pela "Folha de S.Paulo" no dia da prisão, 5.jul.2012, afirma que Juquinha é suspeito de ocultar e dissimular a origem de dinheiro e bens imóveis adquiridos em seu nome e de familiares, mas pagos com recursos obtidos ilegalmente durante sua gestão na Valec.

Em 2011, Juquinha foi demitido da Valec quando escândalos de corrupção derrubaram a cúpula do Ministério dos Transportes, incluindo o então ministro Alfredo Nascimento (PR-AM), do mesmo partido de Valdemar.

Conversa telefônica
No diálogo interceptado pela PF, Valdemar e Juquinha conversaram sobre "assuntos partidários" e, depois, trataram das denúncias e demissões no Ministério dos Transportes.

Em um momento, Valdemar disse: "Tem só um negócio errado lá. Só um, de tudo que nós vimos: é um negócio no Dnit. Você não sabe o que eles faziam. Isso vai dar merda. Tinha uma empresa que lançava as multas nas estradas e o Correio não mandava cobrança para o camarada. Tinha um camarada que era responsável pelo setor. Vai ter que aparecer o nome dele, que era o Varejão, coitado, aí tá morto. Porque, então, o Correio cancelou, falou que não mandava mais. Uma loucura dessas e você continua pagando a firma para fazer o cadastro das multas".

O deputado, publicou o jornal, pediu segredo para o negócio errado. Ele disse: "Tem nome do culpado, tem o responsável. Entendeu? Não é que nós queremos ferrar ninguém. Não vamos dar notícia disso aí. Só prá você entender".

Hidrelétrica
Em 19.jul.2012, a "Folha" publicou reportagem com um fato que provaria a relação entre Valdemar e Juquinha. Segundo o jornal,  a dupla assinou um contrato para construir uma pequena central hidrelétrica no Tocantins.

O negócio envolveria outro congressista, o senador Vicentinho Alves (PR-TO). A "Folha" afirmou que o acordo estabeleceu que 15% do empreendimento seriam de Valdemar, 20% de Juquinha. Vicentinho Alves e o empresário Luiz Alberto Rassi teriam 30% cada. E o empresário José Carlos Camargo, 5%.

A PF investiga se o plano da usina, que segundo os sócios não foi feita, tem relação com o dinheiro supostamente desviado da Ferrovia Norte-Sul.

Outro lado
A assessoria de imprensa do deputado Valdemar Costa Neto afirmou que não comentaria o caso do "negócio errado" no Dnit, publicou "O Globo".

Sobre o caso da hidrelétrica, a assessoria de Valdemar disse, segundo a "Folha", que o documento assinado seria uma "carta de intenções para eventual sociedade que não se realizou". O advogado Heli Dourado, defensor de Juquinha, usou o mesmo argumento.

Já o senador Vicentinho Alves (PR-TO) disse que o projeto seria em sua fazenda, mas não foi adiante: "Eu tenho essa propriedade há 28 anos", disse. "Fui eu quem convidei Valdemar e Juquinha".

O que aconteceu?
Com relação ao deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), nada.

Juquinha, a mulher e um de seus filhos ficaram presos por 5 dias pela Polícia Federal. Eles são acusados de ocultar patrimônio e lavar dinheiro. Relatórios da polícia apontam o desvio de aproximadamente R$ 130 milhões na construção da ferrovia Norte-Sul só em Goiás, obra de responsabilidade da Valec, segundo explicou "O Globo".

UOL Cursos Online

Todos os cursos